Estou com um conflito que anda me preocupando. Sempre fui muito medrosa e qualquer mudança que ocorra na minha vida, por mais simples, me gera uma angustia profunda. Mesmo situações de alegria como a gravidez desejada do filho ou troca de emprego, a minha primeira sensação é sempre de pavor e angústia. Sempre me encho de perguntas e por diversas vezes, acabo nem curtindo a novidade. Como posso lidar melhor com isso?

O ser humano é capaz de fazer perguntas a si mesmo e sobre si mesmo, e com a tomada de consciência em relação a sua finitude, e também de refletir sobre assuntos transcendentes.

A Filosofia nos ajuda em perguntas importantes, no entanto, ela demostra que não existem certezas absolutas e nem respostas definitivas para algumas perguntas mais frequentes do coração humano: Qual o sentido da vida? Por que existimos? O que nos acontece depois da morte?

A angústia pode ser sentida em qualquer fase da vida, uma vez que ela acontece quando as pessoas começam a ter maior consciência da vida e da morte, como também da sua própria identidade e incerteza em relação ao futuro. Quando algo nos causa angústia, este episódio não costuma ter uma duração breve. Isto é, os questionamentos que a pessoa se faz têm uma intensidade tão profunda que suas respostas não são imediatas.

Angústia é a sensação psicológica que se caracteriza pelo sufocamento, peito apertado, ansiedade, insegurança, falta de humor, ressentimentos aliados a alguma dor emocional, tristeza, cansaço físico e mental, comportamento inadequado e baixa autoestima. No campo psiquiátrico geralmente a angústia é considerada uma doença e precisa ser tratada quando surgirem outros sintomas associados, como falta de concentração, tristeza permanente, inquietação e pensamentos negativos e ideações autodestrutivas, pois podem ser sintomas de depressão.

Ela também pode estar ligada a causas psicossociais e afetivas como: complexos e traumas, ambientes familiares patológicos, repressão das emoções e sentimentos, desgastantes nas relações, conflitos em relação à sexualidade, medo da morte, lutos, rejeições, dúvidas sobre si, expectativa de algo desejado aconteça, dificuldade de adaptação social, degeneração ou perda das capacidades, cobranças intensas, separações, inseguranças, desilusões etc.