Gostaria de saber se há uma idade mínima para o surgimento dos sintomas do Alzheimer. Minha mãe tem 70 anos e sinto que tem esforçado mais para realizar atividades simples do dia a dia como cozinhar, por exemplo. Receitas que fez a vida inteira se tornaram um desafio de memória. Fizemos um caderno anotando as receitas, mas mesmo assim vejo uma certa dificuldade, porém acho ela muito nova para apresentar o transtorno.  

Entre as doenças degenerativas do cérebro a que mais cresce é o Alzheimer. Segundo a Organização Mundial de Saúde, é a forma mais comum de demência, responsável, por 60 a 70% dos casos. Não existe uma idade mínima, cura e nem um diagnóstico definitivos, mas é possível minimizar as causas ainda quando se é jovem, tendo uma boa qualidade de vida.

Segundo a ONU, 75% das pessoas com Alzheimer desconhecem que sofrem da doença e a família, às vezes, é a última a perceber que aquele “simples” esquecimento, no idoso, é um dos sintomas iniciais. Além disso, muitos enfrentam o problema com a assistência médica. Com a crise e o achatamento das aposentadorias, a maioria não tem condições de pagar um plano de saúde e depende dos hospitais públicos/SUS que não oferecem um atendimento de excelência e acompanhamento constante.

O tratamento da doença requer um atendimento multidisciplinar com atendimento por profissionais da área da neurologia, clínica médica, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e nutrição. A doença manifesta-se através de uma demência progressiva, que aumenta sua gravidade com o tempo e os sintomas começam lentamente e se intensificam ao longo dos anos. É um conjunto de sintomas que provoca alterações do funcionamento cognitivo (memória, linguagem, planejamento e habilidades visuais-espaciais), físico (problemas de marcha e deglutição) e também do comportamento (apatia, agitação, agressividade, delírios, entre outros), limitando, progressivamente, a pessoa nas suas atividades diárias.

Os cuidados com o paciente são essenciais para que ele tenha conforto. O convívio familiar também é muito importante. Sempre observar as mudanças de comportamento, ter cuidados com a higiene para evitar infecções, não entrar em conflitos e principalmente ter muita paciência e amor.