‘A clínica psicanalítica e a incapacidade de amar’ é título de evento presencial e on-line programado para o dia 6 de junho, das 19h às 21h, em São Paulo/SP. A promoção do Centro de Estudos Psicanalíticos (CEP) é direcionada a psicólogos, psiquiatras, psicanalistas, estudantes e profissionais das áreas da saúde.

O psicanalista convidado é Júlio César Nascimento, psicólogo pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em teoria psicanalítica pela COGEAE da PUC-SP, mestre em psicologia clínica pelo Núcleo de Estudos em Psicanálise da PUC-SP, professor e supervisor clínico do curso de formação em psicanálise do CEP.

Programa

Homens e mulheres das mais diversas orientações sexuais e identidades de gênero não se sentem mais reprimidos em relação ao exercício de sua sexualidade, tampouco têm dificuldades para encontrar parceiros com quem as relações sexuais, com seus mais variados roteiros e fantasias a elas associadas, sejam descritas como extremamente satisfatórias.

Entretanto o mesmo não pode ser dito das parcerias amorosas que são percebidas por muitos pacientes como experiências raras e muitos se encontram desesperançosos quanto à possibilidade de encontrar uma pessoa com quem possam conjugar amor genital adulto, ternura e admiração e, ainda, serem correspondidos amorosamente. O que a psicanálise tem a dizer sobre a incapacidade de amar como sintoma nos pacientes neuróticos e nos pacientes da falha básica?

Mais informações e inscrições aqui.