Segundo um estudo da consultoria Gartner, feito em 2022, com mais de 400 executivos, quando os funcionários se sentem vistos como seres humanos, e não como meros recursos, eles tendem a obter um desempenho 3,8 vezes maior.

Ir além das palavras e compreender os verdadeiros sentimentos e necessidades das pessoas permite perceber problemas com maior velocidade, tanto de relacionamento e saúde mental da equipe quanto nos processos da organização.  

Algumas estratégias podem contribuir para que isso aconteça com mais frequência em sua empresa.  

Espaço seguro

Uma delas é a criação de um espaço seguro, que respeita as opiniões dos outros. Mas isso não é suficiente sem a validação dos sentimentos de cada pessoa.

Fazer perguntas esclarecedoras, sem descredibilizar emoções ou percepções, possibilita a compreensão mais profunda sobre os acontecimentos. Além disso, o foco da escuta ativa é criar conexões e entendimento.

Evite julgar ou dar conselhos

A escuta ativa também promove a cultura de inovação na empresa, possibilitando o compartilhamento de insight entre os colaboradores.

Se isso se estende para o relacionamento com os clientes, por exemplo, a partir de pesquisas que avaliem o que eles acham de cada ponto de contato da jornada de consumo podem possibilitar a mudar estratégias de negócios e implantar melhorias.