No livro “Como trabalhar com (praticamente) qualquer pessoa”, o professor e palestrante canadense Michael Stainer defende que as relações no trabalho têm impacto direto no desempenho e na felicidade das pessoas.
Segundo ele, embora não seja possível garantir ótimos relacionamentos, podemos buscar o melhor relacionamento possível (BPR – best possible relation).
Prática de “conversas-chave”
Para isso, sugere a prática de “conversas-chave”, que envolvem aspectos como segurança, vitalidade e reparação, criando uma base sólida para o diálogo no ambiente profissional.
A técnica das “conversas-chave” é composta por cinco perguntas poderosas, que exploram os pontos fortes, o estilo de trabalho e o histórico de conflitos do profissional.
São elas: qual é o seu melhor? Quais são suas práticas e preferências? O que você pode aprender com relacionamentos passados bem-sucedidos? O que você pode aprender com relacionamentos frustrantes? Como você vai consertar o que fez quando as coisas derem errado?
Coragem e comprometimento
Compreender e responder a essas perguntas, segundo o autor, ajuda a construir relacionamentos mais sólidos e produtivos, promovendo um ambiente de confiança e cooperação.
Além disso, é fundamental estar disposto a reparar os relacionamentos quando eles sofrem danos, com coragem e comprometimento.