Os comportamentos disruptivos são aquelas ações que alteram o funcionamento de um espaço por meio do descumprimento das normas e regras aceitas pela sociedade. Podem ocorrer em qualquer momento da vida, mas costumam ser mais frequentes na infância. Mesmo em crianças, essas manifestações são consideradas antissociais ao não serem aceitas pelos integrantes de um grupo social e/ou uma comunidade.
Embora nem todos os comportamentos disruptivos devam ser considerados transtornos, o Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais, 5ª edição revisada (DSM-5-TR), os inclui dentro do grupo dos transtornos disruptivos, de controle dos impulsos e da conduta.
É notório o aumento da frequência e da intensidade de comportamentos disruptivos na infância. Nesse contexto, o livro ‘O coelho Gumercindo aprende a lidar com a raiva’ foi criado para ajudar crianças que têm dificuldade de lidar com a frustração e controlar a raiva.
Direcionado para uso nos contextos clínico, familiar e escolar com a faixa etária de 4 a 10 anos, traz estratégias lúdicas de automonitoramento e autorregulação de emoções desagradáveis. Auxilia inclusive nos casos em que há transtornos de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), de oposição desafiante (TOD) e do espectro autista (TEA).
Sobre a autora
Katyússia Ludwig. Psicóloga infantojuvenil. Neuropsicóloga infantil. Especialista em avaliação neuropsicológica e reabilitação com ênfase em transtornos de neurodesenvolvimento pelo Centro Sul-brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação (CENSUPEG). Tem aprimoramento em análise do comportamento aplicada (ABA) pelo grupo Gradual SP. Criadora do programa LUD Social Skills, voltado para habilidades sociais e autorregulação emocional na infância. Professora e pesquisadora. Diretora técnica dos núcleos de atendimento infantil da Clínica Neuroestimulo (Curitiba/PR).
Ficha técnica
Título: O coelho Gumercindo aprende a lidar com a raiva
Autora: Katyússia Ludwig
Editora: Sinopsys
Páginas: 32