Nos dias 6 a 8 de setembro, o Espaço Natureza Arco-Íris, em São Roque/SP (a 50 quilômetros da capital paulista) recebe dois retiros: Deixar viver, deixar morrer, que será conduzido por Marcho Schultz, e Meditação integral: uma imersão pelo caminho da vida, com Vanessa Franco.
Ao longo dos ciclos da vida, é inevitável que passemos por várias formas de “morte”, seja no sentido literal, emocional ou espiritual. Processos intensos de rompimentos, desapego, doenças e perda de entes queridos nos conduzem a travessias de luto, dor e sofrimento e exigem recomeços. Vivenciar esses processos pode ser uma jornada solitária e desafiadora, muitas vezes marcada por crises existenciais ou emergências espirituais.
Já a meditação integral é a mais nova proposta de prática de mindfulness (atenção plena) baseada na teoria integral codificada pelo filósofo contemporâneo conhecido como o Einstein da Consciência, Ken Wilber. Uma abordagem inovadora, porque integra a essência das práticas meditativas das antigas tradições espirituais do oriente que conduzem ao despertar, com as mais recentes descobertas dos pesquisadores do ocidente que revelam o caminho que a consciência percorre para evoluir.