Essa busca por respostas às perguntas fundamentais da vida, Para que? Por quê? e Como? podem parecer à primeira vista típicas de uma estrutura neurótica, mas representam uma iniciativa, natural e característica, da expressão mais humana de uma importante dimensão do nosso ser: a dimensão noética (ou espiritual).
Freud relatou em sua obra Correspondência de Amor e Outras Cartas: “… Se se pergunta pelo sentido e valor da vida, é porque se está doente…”. A isso, Frankl responde a Freud em uma de suas obras, “Um Sentido para a Vida: Psicoterapia e Humanismo” (Frankl, 2005), de que a vontade de sentido que se expressa pela busca pelo sentido da vida é, em si, uma potencialidade humana que reafirma a própria humanidade.
O fato é que é natural o ser humano se questionar sobre sua própria existência. Reflita e se questione quantas vezes você, sentado em sua mesa de trabalho, executando diversas tarefas profissionais em seu dia, pensou se está alinhado ao seu propósito?
A teoria de Viktor Frankl
Viktor Frankl enfatiza que a motivação primária pela busca por sentidos de vida não é a única preocupação da abordagem fundada por ele. Sua teoria inclui a dimensão da espiritualidade humana em sua perspectiva antropológica de compreensão do ser e da sua existência.
Como uma corrente fenomenológica existencial, ele pressupõe que a existência humana é constituída por fenômenos de diferentes ordens, desde o nível somático, até o psíquico e o noético ou espiritual.
Esclarecendo que a dimensão noética ou espiritual não se baseia em referências religiosas, ela traduz uma experiência relacional de conexão do ser com algo imaterial, transcendente.
Afinal, o ser humano, compreendido em sua complexa dinâmica antropológica, é um ser biopsicoespiritual formado por três dimensões: física (somática), psíquica (mente) e noética (espírito).
Visão integral do homem
Isso possibilita uma visão integral do homem, que passa a ser compreendido em sua totalidade.
Você já pensou em fazer seguir mais alinhado aos seus sentimentos até mesmo na atuação profissional?
Pense nisso e conte se você teve alguma experiência que conectou sua atuação profissional com a espiritualidade e quais foram os resultados.