Um novo estudo da Simply Business revelou que um em cada três proprietários de pequenas empresas no Reino Unido já sofreu esgotamento e mais de metade (56%) relatou problemas de saúde mental nos últimos 12 meses.
No Brasil, uma pesquisa realizada pela Conexa, plataforma digital de saúde físico e mental, considerou o número de atendimentos de telepsicologia dos planos de saúde de mais de 70 empresas.
Além do aumento relacionado ao número de atendimentos ( 3000 atendimentos em 2022 e mais de 7000 atendimentos em 2023), o estudo destacou o aumento nos diagnósticos de transtornos mentais, sendo TDAH: 35%; Esgotamento: 30% e Ansiedade: 24%.
Diante de números tão expressivos, será que é possível reconhecer quando alguém está a ponto de chegar no esgotamento físico e mental?
Níveis de estresse
Segundo os especialistas, o esgotamento varia entre os indivíduos, mas pode incluir exaustão física, desamparo, explosões de raiva ou retraimento social. No local de trabalho, pode se manifestar como prazos perdidos, procrastinação ou desinteresse pelo trabalho.
A Capital on Tap, uma empresa britânica, em parceria com especialistas em saúde mental, publicou recentemente cinco dicas para ajudar os líderes empresariais a gerenciar os níveis de estresse e vencer o esgotamento.
A primeira dica é fazer o planejamento e a preparação das tarefas semanais, mensais e até anuais. Isso permite o melhor gerenciamento dos imprevistos e das situações que geram estresse.
Para isso, é fundamental que as expectativas para realizar essas tarefas sejam realistas, considerando o horário normal de trabalho, os intervalos para almoço e possíveis interrupções.
Desafios potenciais
Outra dica é delegar tarefas a pessoas de confiança e usar os pontos fortes da equipe para enfrentar quaisquer desafios potenciais.
Também é fundamental priorizar o autocuidado, a atividade física e um estilo de vida saudável fora do local de trabalho como forma de lidar com as crescentes tensões relacionadas ao trabalho.
Estabelecer limites para proteger suas noites ou fins de semana sempre que possível, incluir atividades divertidas, sair ao ar livre, ver entes queridos ou até mesmo lembrar de se afastar de seus dispositivos eletrônicos também são maneiras de se priorizar e diminuir o estresse.
Desenvolver estratégias
Quando o esgotamento já estiver instalado, converse com um colega, amigo de confiança ou familiar para ajudá-lo a processar seus sentimentos e a desenvolver estratégias para lidar com a causa do seu estresse.
E lembre-se de procurar apoio de um profissional de saúde mental qualificado. Isso pode lhe dar espaço para conversar com uma pessoa imparcial que possa dar conselhos práticos.