O livro em quadrinhos ‘Tô demais no espelho: superação do transtorno dismórfico corporal em crianças e adolescentes’, de autoria da psicóloga Aline Niemeyer e publicado pela Sinopsys Editora, tem como objetivo ajudar na prevenção ou superação do transtorno dismórfico corporal (TDC). Também chamado de dismorfofobia ou síndrome da feiura imaginária, caracteriza-se pela preocupação excessiva e extrema insatisfação com algum detalhe da aparência, defeito mínimo ou imaginário que distorce a percepção sobre a própria imagem.
É o caso da personagem principal, a jovem Daniela, ou Dani, que passa horas analisando a aparência no espelho e tem sua autoestima e vida social afetadas por causa da exagerada inquietação com padrões de beleza. Para uso clínico com o público infantojuvenil a partir dos 10 anos, a obra apresenta sintomas, causas e consequências do TDC, enfatizando as diferenças entre imagem real e distorcida e entre vaidade saudável e demasiada. Ainda ressalta a importância da psicoterapia e da rede de apoio para o tratamento de comportamentos obsessivos encontrados no transtorno.
Com anexos que apresentam alternativas fundamentadas na terapia cognitivo-comportamental (TCC) e na terapia focada na compaixão (TFC), também pode ser utilizada com pacientes que têm transtornos comórbidos, como alimentares, de ansiedade e depressivos.
Sobre a autora
Aline Niemeyer. Psicóloga clínica, escritora e especialista em psicologia positiva. Alegre, criativa, empreendedora e motivada profundamente pelos estudos e pelas pesquisas da psicologia e da filosofia e pela arte de escrever, vive pelo prazer de ajudar a transformar positivamente ambientes e a vida das pessoas.
Ficha técnica
Título: Tô demais no espelho: superação do transtorno dismórfico corporal em crianças e adolescentes
Autora: Aline Niemeyer
Editora: Sinopsys
Páginas: 32