Essa data reconhecida globalmente, tem como objetivo conscientizar sobre questões de saúde mental, combater o estigma associado aos transtornos mentais e incentivar o apoio a aqueles que enfrentam desafios nessa área.

Diante desse cenário, um número crescente de companhias tem se comprometido a estabelecer ambientes que promovem a saúde mental continuamente.  

Projetos para o bem-estar

Segundo Claudia Machado, VP de Benefícios da Howden, corretora especializada em seguros de alta complexidade, os benefícios oferecidos pelas empresas são essenciais para garantir a saúde mental dos funcionários. “Com a escassez de planos de saúde acessíveis, os colaboradores frequentemente dependem dos empregadores para garantir um suporte adequado. A ausência de um bom pacote de benefícios pode levar a maiores níveis de estresse e ansiedade, impactando negativamente a performance e o bem-estar da equipe”, comentou.  

Preocupada com esses impactos, a transportadora digital Freto, atualmente com mais de 100 colaboradores, tem reforçado as comunicações internas a respeito de suas parcerias com programas de saúde mental e bem-estar, destacando ações preventivas de terapia com foco em depressão, burnout, TDAH e um programa estruturado para gestantes. “Neste ano, essas iniciativas fizeram com que a procura por terapeutas em nosso plano de saúde já represente 40% a mais do que todo o ano de 2023”, aponta Fabiana Pauli, head de Pessoas e Facilities do Freto.  

Outra empresa que tem se destacado nesse sentido é a scale-up Mobs2, que oferece acesso a terapeutas e promove conversas regulares entre líderes e colaboradores para identificar sinais de desconforto. ” Desenvolvemos campanhas internas para reduzir o estigma associado a problemas de saúde mental e encorajar a busca de ajuda. Estamos adaptando nossas abordagens para diferentes gerações, aprimorando continuamente práticas para garantir um ambiente de trabalho saudável e inclusivo”, comenta Adriana Freitas, Analista de RH da Mobs2.  

Promoção da saúde mental  

A prevenção é fundamental, uma vez que questões não tratadas podem levar a absenteísmo e presenteísmo, afetando a produtividade geral da empresa. Claudia Machado ressalta que promover uma boa saúde mental vai além de um plano de saúde de qualidade, englobando uma gama de benefícios adicionais. “Isso inclui subsídios para atividades físicas, orientação financeira, espaços para práticas de bem-estar, alimentação saudável e flexibilidade na jornada de trabalho. Um ambiente de trabalho positivo e engajado é essencial para a efetividade desses benefícios”, aponta a executiva. 

A Kingspan Isoeste, líder global em construtivos isotérmicos, disponibiliza a todos os colaboradores um aplicativo de saúde mental que incentiva atividades físicas e meditação, além de oferecer consultas gratuitas com psicólogos e nutricionistas.

O aplicativo conta com uma adesão expressiva dos colaboradores: 70% estão ativos na plataforma e já utilizaram algum serviço ofertado. “Estamos sempre trabalhando para criar uma cultura organizacional que valorize a saúde tanto mental quanto física”, destaca Thamires Cardoso, gerente de Pessoas da Kingspan Isoest