Nos dias 3 e 4 de maio, a Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) realiza o evento ‘Psicanálise e pediatria: intersecções’ para promover o debate sobre a saúde mental durante o desenvolvimento das crianças. Com discussões sobre psicossoma, símbolos, cuidados precocíssimos, contribuições da neurociência e medicalização na infância, a atividade terá abertura da presidente da sociedade, Carmen Mion, e participação de profissionais franceses via teleconferência.
Já estão confirmadas as apresentações do psicanalista francês Bernard Golse, que vai tratar de ‘Desenvolvimento e saúde mental: evoluções teóricas e sociopolíticas’, introduzindo os cruzamentos entre as especialidades de psicanálise e pediatria na sexta-feira, 3. No sábado, é a vez da psicanalista Marie Christine Laznik, da International Lacanian Association, abordar o tema ‘Sinais de risco de autismo nos primeiros meses de vida. Por que vale a pena intervir tão cedo?’ e interagir com a osteopata e psicanalista Annik Baulieu e com a psicomotricista Muriel Chauvet.
Missão
“Seguimos na missão da SBPSP de promover o debate entre profissionais de diversos segmentos da saúde mental e física e fazer o intercâmbio com profissionais renomados em todo o mundo. Dessa vez, estaremos conectados com profissionais franceses, que têm uma trajetória fortuita no campo da psicanálise como um todo e sua intersecção com o universo infantil”, pondera Carmen.
Além da contribuição internacional, o evento contará com apresentações de psicanalistas membros da SBPSP, como Ana Maria Stucchi Vannucchi, Darcy Antonio Portolese, Denise de Sousa Feliciano, Maria Thereza de Barros França, Regina Elisabeth Lordello Coimbra e Walkiria Nunez Paulo dos Santos, e dos membros da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) Arianne Angelelli, Cleyton Angelelli, Fátima Maria Batistelli, Fernando Lamano Ferreira e Saul Cypel. Leonardo Posternak, do Instituto Famílias, completa o time que conduzirá os painéis.
Além dos debates, haverá happy hour na sexta-feira, com sessão de autógrafos do livro ‘Pediatria e saúde mental: implicações frente às mudanças do século XXI’.
Sobre a SBPSP
A SBPSP é formada por um grupo de psicanalistas unidos com o propósito de promover o desenvolvimento da psicanálise, propiciando um ambiente fértil e vivo de aprendizado e de interlocução entre seus membros e com outros campos do conhecimento e da cultura. Conta com 524 membros efetivos e associados e 364 membros filiados vinculados ao Instituto de Psicanálise, braço encarregado da formação de novos psicanalistas.
Seus membros têm participação ativa no cenário nacional e internacional da psicanálise e na vida associativa por meio da Federação Brasileira de Psicanálise (FEBRAPSI), Federação Psicanalítica da América Latina (FEPAL) e da International Psychoanalytical Association (IPA), entidade à qual é filiada desde 1951.
Serviço
Psicanálise e pediatria: intersecções
Dia 03/05 (sexta-feira) das 13h30 às 18h
Dia 04/05 (sábado) das 9h às 17h
Endereço: Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo (SBPSP) – Av. Dr. Cardoso de Melo, 1.450, 1º andar, Vila Olímpia, São Paulo/SP.