O mês de abril foi escolhido pela Organização das Nações Unidas, ONU para representar e conscientizar as pessoas sobre o autismo, a data escolhida tem o objetivo de passar informações sobre o transtorno do Espectro Autista (TEA) e reduzir a discriminação e o preconceito sofrido pelas pessoas que estão dentro do espectro do autismo.

O autismo não é uma doença e sim uma condição relacionada ao desenvolvimento do cérebro e afeta aspectos da comunicação, linguagem, comportamento e interação social.

Respeito pela neurodiversidade

O abril azul, representa o respeito pela neurodiversidade, a importância da inclusão pela sociedade, pela escola e pela família.

A sociedade tem grande dificuldade para entender, pois temos diferentes níveis de autismo, o espectro apresenta sintomas diferentes, que se confundem gerando maior julgamento e preconceito por grande parte da sociedade.

É preciso conhecer, entender e respeitar as pessoas que estão dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA), ele se manifesta geralmente nos 5 primeiro anos de vida, podendo apresentar comorbidades, como ansiedade, depressão, epilepsia e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade entre outras, o nível intelectual é diferente em cada caso, podendo existir prejuízos significativos como altas habilidades.

Acompanhamento e tratamento

No nível de suporte um as pessoas podem viver de forma independente, já no nível de suporte dois e três existem deficiências mais severas que precisam de maior suporte e atenção, gerando menos autonomia ao individuo, assim precisando de apoio ao longo de suas vidas.

O acompanhamento neurológico, psicológico e todas as terapias necessárias irá contribuir, para avanços em seus atrasos, habilidades sociais e sua autonomia de vida.

Sintomas descritos no DSM-5

“A gravidade baseia-se em prejuízos na comunicação social e em padrões de comportamentos restritivos e repetitivos.”

Podemos observar outros sintomas como ausência de habilidades sociais, atraso na fala, movimentos estereotipados,

Não estabelece contato visual, fala não funcional, ecolalias, não entende sarcasmos, não tem filtro, entendimento literal.

Entre outros, reforçando que cada autista é um indivíduo único e possuem sintomas diferentes.

Programa multidisciplinar

O tratamento com uma equipe multidisciplinar com médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e educadores físicos, muita orientação aos paios ou cuidadores, assim como a intervenção precoce fará extrema diferença na evolução de nossos pequenos.

O programa de tratamento deve ser individualizado, personalizado pois cada autista é diferente do outro.

E MAIS…

A importância da Conscientização

O abril azul vem para intensificar o processo de conscientização mostrar como é importante uma mudança da sociedade, para que haja maior inclusão e respeito para as pessoas com TEA e o conhecimento é a porta de entrada para essa conquista.

De acordo com pesquisas o número é cada vez maior, é preciso uma sociedade receptiva que entenda e respeite, profissionais qualificados, laudos o mais cedo possível, assim identificando de maneira precoce e entrando com as intervenções necessárias.

Vamos conscientizar a sociedade, possibilitando assim maiores oportunidades, respeito e a inclusão de nossos autistas, conviver com suas diferenças, pois todos somos seres individuais com diferenças.

É importante falar também sobre o respeito e cuidado com as famílias, que muitas vezes acabam optando pelo isolamento em virtude dos julgamentos sobre seus filhos, isso só vai prejudicar a família. Se sentirem acolhidas, apoiadas será de grande ajuda para lidarem com todas as demandas que precisam, por mais compreensão, informação e amor para com os autistas e suas famílias.

Que não somente no abril azul, mas em todos os outros meses a conscientização e o respeito sejam praticados por nossa sociedade.