Estudo publicado na revista Archives of Gerontology and Geriatrics  mostrou que 30% dos participantes mais velhos relataram sentir ansiedade quando chega a época dos filhos mudarem de casa. Outro estudo publicado na Frontiers in Psychology descobriu que 39% dos adultos do ninho vazio apresentavam sintomas de depressão.

No entanto, nem todos os pais consideram um ninho vazio emocionalmente paralisante. Para alguns, a liberdade recém-descoberta pode ser uma mudança bem-vinda, cheia de novas oportunidades.

Se você está enfrentando ou prestes a enfrentar essa mudança, aqui estão duas coisas a considerar para ajudar a amortecer o impacto.

Sua identidade é infundida com a de seu filho?

Frequentemente, são os pais melhores e mais envolvidos que têm mais dificuldade em aceitar que seu filho está deixando o ninho. Parte disso tem a ver com os padrões sociais e o papel que os pais, especialmente as mães, devem desempenhar na vida de seus filhos.

O pesquisador Feryl Badiani, da London School of Economics and Political Science, explica esse sentimento abaixo:

“Mulheres que são socializadas para cumprir o papel quintessencial de uma mulher – principalmente atender a seus papéis reprodutivos de cuidar de uma criança – tendem a se envolver demais na vida de seus filhos. Portanto, quando os filhos partem, essas mães enfrentam uma crise de identidade, em que eles têm que identificar novos papéis a cumprir.”

Anos ajudando nos trabalhos escolares, encontros para brincar, atividades extracurriculares, desistências, pick-ups e festas do pijama podem fazer com que você sinta que seus filhos são o centro do seu mundo. O súbito espaço livre criado quando seu filho sai do ninho pode deixá-lo confuso, como se sua vida tivesse perdido o propósito.

Afastar sentimentos de vazio

Algumas coisas que podem ajudar a afastar sentimentos de vazio são:

  • Entregando-se ao autocuidado. Sem dúvida, seus nervos estão em frangalhos devido aos anos de criação dos filhos. Não há problema em recuperar o tempo necessário. Comece dormindo bem. Muitos pais não apreciam o quão exaustos estão depois de anos cuidando 24 horas por dia, 7 dias por semana. Mime-se com alguns dos privilégios da vida: uma nova rotina de cuidados com a pele, massagens nos pés e consultas no salão.
  • Descobrindo sua paixão. Utilize seu tempo livre para explorar um novo passatempo ou um hobby antigo que você teve que colocar em espera.
  • Ficando ativo. A atividade física é uma das maneiras mais eficazes de se proteger contra problemas de saúde mental. Vá e aproveite aquela aula de ioga estendida seguida de um banho de vapor. Faça uma longa caminhada e aprecie o fato de não precisar se preocupar em voltar logo.
  • Pense num novo emprego. Lidar com um ninho vazio pode ser particularmente desafiador para os pais que ficam em casa. Trabalhar para desenvolver uma identidade fora de seu papel materno/paternal – seja por meio de um novo emprego ou de uma oportunidade de voluntariado – pode dar sentido à sua vida, melhorar sua auto-estima e manter a ansiedade e a ruminação sob controle.

Seu relacionamento principal ficou em segundo plano?

Socializar fora de sua família pode se tornar menos prioritário como pai ou mãe. Você pode até ver seu cônjuge menos como um parceiro romântico e mais como um companheiro de equipe. É por isso que você pode se sentir inseguro sobre como passar um tempo de qualidade com seu parceiro sem a proteção de seu filho quando ele finalmente decidir se mudar.

Um estudo publicado no Journal of Adult Development sugere que a satisfação com a vida pode diminuir para casais no estágio de ninho vazio. Como os filhos não são mais o centro das atenções, podem surgir conflitos e discussões, e pode ser tentador atribuí-los apenas ao ninho vazio, em vez de examinar o relacionamento em si.

Agora que suas responsabilidades parentais imediatas não são mais necessárias, você pode se concentrar em reacender seu relacionamento e resolver problemas de relacionamento para os quais antes não tinha tempo. Você também pode usar esse novo tempo para se reconectar com familiares e amigos próximos dos quais você pode ter se afastado.

Se você ainda sente que seu relacionamento não é capaz de suportar o peso da síndrome do ninho vazio, talvez seja hora de pedir ajuda. Buscar o apoio de um profissional de saúde mental pode fornecer um espaço seguro para explorar suas preocupações e trabalhar para a cura.