Pessoas com diagnóstico ou traços do transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva (TPOC) apresentam características desafiadoras para as relações, incluindo a terapêutica, como queixas difusas, hipercriticismo e discurso prolixo e excessivamente intelectualizado.

Em geral, buscam psicoterapia por demanda de terceiros, incomodados com o perfeccionismo e os comportamentos rígidos, ou de médicos que esgotaram o que poderiam fazer por pacientes com inúmeras queixas crônicas e respostas pobres aos tratamentos administrados.

Assim, o livro ‘O que você precisa saber sobre transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva e tem medo de perguntar’ é indicado tanto para profissionais da área da saúde quanto para pacientes e familiares que desejam incrementar seus conhecimentos sobre o transtorno.

Público-alvo

Para uso clínico e familiar de adolescentes e adultos, tanto de profissionais quanto de pacientes, com transtorno da personalidade obsessivo-compulsivo para auxiliar no tratamento psicoterápico e na psicoeducação sobre a condição.

Sumário

1 O que é transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva?

2 Diferenciando transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva de outros transtornos

3 Outros transtornos podem acompanhar o transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva?

4 A origem do transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva

5 O que acontece no cérebro de quem tem transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva?

6 Como costuma pensar, sentir e se comportar quem tem transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva?

7 O transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva afeta a todos?

8 O que deve ser feito para que haja uma melhora do transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva?

9 Quais melhoras podem ser esperadas com o tratamento?

10 Se eu ou alguém que eu conheço tiver transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva, o que devo fazer?

11 Mitos e verdades sobre o transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva

Diferenciais da obra

Faz parte da coleção ‘O que você precisa saber e tem medo de perguntar’, que visa esclarecer aspectos relacionados a transtornos mentais para não especialistas. Caracteriza-se por sua linguagem clara, objetiva e acessível a todos que tenham interesse em entender um pouco mais sobre transtorno da personalidade obsessivo-compulsivo. Um de seus principais diferenciais é a sua construção, mediante perguntas e respostas mais frequentes entre a população.

Sobre a autora

Elisa Arrienti Ferreira. Psicóloga. Professora convidada de terapia do esquema do Grupo Wainer. Especialista em terapia cognitivo-comportamental pela WP – Psicologia Cognitiva. Mestra e doutora em psicologia clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Formação em terapia do esquema pelo NJ/NYC Institute for Schema Terapy, Estados Unidos.

Ficha técnica

Título: O que você precisa saber sobre transtorno da personalidade obsessivo-compulsiva e tem medo de perguntar

Autora: Elisa Arrienti Ferreira

Editora: Sinopsys

Páginas: 64