O que passa em nossa mente quando estamos atentos? O que significa falar de mindfulness como um modo de ser? Cientificamente, como os elementos centrais das tradições contemplativas têm efeitos benéficos? Reconhecido por utilizar mindfulness no tratamento da depressão, o pesquisador John Teasdale busca responder a essas perguntas, explorando as mudanças mais amplas que as pessoas podem experimentar por meio de práticas contemplativas.

No livro ‘O que acontece em mindfulness: despertar interior e cognição incorporada’, o autor descreve dois tipos de conhecimento – o conceitual e o holístico-intuitivo – e mostra como mindfulness pode ser um meio para alcançar um equilíbrio entre eles. Ao longo da obra, apresenta os mecanismos pelos quais uma mudança na consciência não apenas pode reduzir o sofrimento emocional, mas também levar a maior alegria e compaixão e a um senso de self transformado.

Sobre o autor

John Teasdale, PhD, integrou o Special Scientific Appointment organizado pelo United Kingdom Medical Research Council, da Cognition and Brain Sciences Unit, em Cambridge, Inglaterra. É membro da British Academy e da Academy of Medical Sciences. Colaborou com Mark Williams e Zindel Segal no desenvolvimento da terapia cognitiva baseada em mindfulness (MBCT) para prevenir recaídas e recidivas na depressão maior.

Ficha técnica

Título: O que acontece em mindfulness: despertar interior e cognição incorporada

Autor: John Teasdale

Editora: Artmed

Páginas: 304