Está confirmada a turma 2 da pós-graduação ‘Novas abordagens em saúde mental infantojuvenil’ do Centro Educacional Novas Abordagens Terapêuticas em Saúde Mental (CENAT) em parceria com a Faculdade Censupeg. As aulas vão começar em junho.

Segundo as mais recentes estimativas da UNICEF (2021), calcula-se que, globalmente, mais de um em cada sete meninos e meninas com idade entre 10 e 19 anos tenha algum sofrimento psíquico diagnosticado. Quase 46 mil adolescentes morrem por suicídio a cada ano no mundo, uma das cinco principais causas de morte nessa faixa etária.

Ainda persistem grandes lacunas entre as necessidades de saúde mental e o financiamento de políticas voltadas a essa área. A busca pelo fortalecimento de ações da saúde mental das crianças e adolescentes no Brasil, cada vez mais, tem exigido a capacitação e aperfeiçoamento dos profissionais e serviços. Nesse contexto, observa-se a necessidade de ampliar a formação teórica e prática no campo da saúde mental infantojuvenil voltada ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes.

Objetivos do curso

Proporcionar uma análise crítica do percurso das práticas psiquiátricas infantojuvenil ao longo da história;

Possibilitar aos alunos conhecimento, para que possam analisar a saúde mental infantojuvenil a partir dos novos paradigmas propostos pela reforma psiquiátrica e pelo movimento antimanicomial;

Desenvolver um referencial teórico-prático embasado no cuidado de novas abordagens;

Identificar, planejar, organizar ações e projetos pautados em boas práticas em saúde mental infantojuvenil.

Maiores informações e inscrições aqui.