Aproximadamente um em cada cinco jovens nos EUA – mais de 14 milhões no total – são considerados obesos de acordo com as diretrizes dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA.

Nova abordagem

Embora existam algumas evidências de que as crianças podem ser saudáveis ​​com qualquer peso se forem ativas o suficiente, a obesidade em crianças aumenta o risco de desenvolver diabetes tipo 2, colesterol alto e pressão alta. E aumenta o risco de terem doenças crônicas na idade adulta.

Estilo de vida intensivo

Para jovens com sobrepeso ou obesos, as diretrizes recomendam tratamento comportamental e de estilo de vida intensivo – as crianças e suas famílias se reúnem com uma variedade de especialistas, incluindo nutricionistas, fisiologistas do exercício e assistentes sociais para desenvolver novos hábitos.

As diretrizes recomendam pelo menos 26 horas de aconselhamento presencial para esse tipo de tratamento. Esse apoio deve ser imparcial e reconhecer os fatores estruturais e ambientais que contribuem para a obesidade infantil.

Tratamento comportamental

As diretrizes também reconhecem que existem barreiras para a inscrição de jovens em tratamento comportamental. Em primeiro lugar, não há muitos programas como este disponíveis nos

Estados Unidos. Muitos deles não são cobertos por seguro e exigem um compromisso de tempo substancial para participar. Se esse tipo de programa não estiver disponível, o relatório incentiva os pediatras primários a fornecer mais apoio e aconselhamento aos jovens com sobrepeso ou obesidade.

Preconceito enraizado

Para os jovens que estão passando por sérios problemas de saúde relacionados à obesidade, as diretrizes recomendam medicamentos para perda de peso e até mesmo cirurgia bariátrica para adolescentes .

O relatório tem o cuidado de apontar que os pediatras devem examinar suas atitudes e preconceitos em relação às pessoas obesas.

É importante que as crianças não sintam que estão sendo alvo ou tratadas injustamente por estarem acima do peso. O relatório sugere uma técnica chamada entrevista motivacional, um método comprovado e eficaz para discutir temas delicados e incentivar a mudança de comportamento.