Inúmeras publicações têm surgido sobre manifestações neurológicas em pacientes com Covid-19. No início de 2020, alguns trabalhos apontavam sinais e sintomas inespecíficos que indicavam a agressão ao sistema nervoso central pelo coronavírus.

Dentre os sintomas inespecíficos reportados, os mais frequentes foram:

  • Tontura (16,8%);
  • Dores de cabeça (cefaleia) em 13,1%;
  • Dores musculares (mialgia) em até 19%;
  • Perda de paladar e olfato.

Inflamações no cérebro

Por outro lado, efeitos mais graves no sistema nervoso central foram relatados incialmente em Wuhan e, posteriormente, em praticamente todos os países atingidos pela pandemia. As encefalites, ou seja, inflamações no cérebro causada pela agressão do vírus e, também, pela resposta imunológica exacerbada e os Acidentes Vasculares Cerebrais (AVCs) podem levar a consequências muito graves, deixando sequelas e, também, evoluir para o óbito.

É crescente o número de manifestações neurológicas da infecção por SARS-CoV-2, que pode afetar tanto o sistema nervoso central (SNC), como encefalopatias e acidentes vasculares, quanto o sistema nervoso periférico, como disfunções do paladar e olfato, a Síndrome de Guillain-Barre e suas variantes.

Impacto emocional

A depressão pós-covid se caracteriza pelo estado emocional negativo em pessoas que já se recuperaram da doença e retomaram a rotina.

Em estudo feito com 425 pacientes que se recuperaram das formas moderada e grave da Covid-19, pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) observaram uma alta prevalência de déficits cognitivos e transtornos psiquiátricos. As avaliações foram conduzidas no Hospital das Clínicas entre seis e nove meses após a alta hospitalar.

Mais da metade (51,1%) dos participantes relatou ter percebido declínio da memória após a infecção e outros 13,6% desenvolveram estresse pós-traumático. Quadros de ansiedade também foram observados. Um dado interessante deste trabalho foi a não correlação com a gravidade da doença, ou seja, mesmo casos leves evoluíram com sinais e sintomas neuropsiquiátricos. Isto foi um achado muito preocupante.

E MAIS…

Sinais e sintomas

É importante estarmos atentos aos sinais e sintomas relacionados à depressão e transtornos do comportamento, tais como: sonolência diurna; cansaço crônico, tristeza, falta de inciativa, autoestima, insegurança, irritabilidade, pessimismo constante, dores musculares crônicas.

Este quadro tem tratamento e deve ser iniciado o quanto antes nos pacientes que apresentarem sinais e sintomas sugestivos de distúrbios do comportamento.

Em profissionais da área da saúde diretamente relacionados com o atendimento nas unidades covid estes sinais e sintomas são ainda mais evidentes. O relatório COVID-19 Health Care Workers Study (HEROES), divulgado pela Organização Panamericada de Saude (OPAS), mostra que entre 14,7% e 22% dos trabalhadores de saúde entrevistados em 2020 apresentaram sintomas que levaram à suspeita de um episódio depressivo, enquanto entre 5% e 15% dos trabalhadores disseram que pensaram em cometer suicídio.