O transtorno da personalidade narcisista (TPN) é caracterizado por um padrão generalizado de grandiosidade, necessidade de adulação e falta de empatia. Por trás dessa máscara de extrema confiança, no entanto, está uma frágil autoestima, vulnerável à menor crítica. O tema é aprofundado no mais recente lançamento da Sinopsys Editora, o livro ‘Desarmando o narcisista: sobrevivendo e prosperando com o egocêntrico’, de autoria da psicóloga norte-americana Wendy Behary.

Com apresentação do psicólogo estadunidense Jeffrey Young, a obra define e ilustra diferentes tipos de narcisismo, oferece explicações sobre por que e como o TPN se desenvolve e fornece orientações e ferramentas para se relacionar de forma eficaz com essas pessoas desafiadoras. Também ajuda os leitores a identificarem seus próprios padrões e temas de vida para que possam entender por que são atraídos por pessoas narcisistas e como podem ser acionados ou ficarem emperrados ao lidar com elas. Foi concebida para ajudá-los não só a atravessarem as dificuldades, mas também na realização de experiências melhores e mais satisfatórias ao interagirem com egocêntricos.

Guia

Desde sua primeira publicação, em 2008, este livro tornou-se um guia obrigatório para leitores de autoajuda e indicado por terapeutas a clientes que buscam escapar da influência e do abuso de pessoas com transtorno da personalidade narcisista. A segunda edição, em 2013, elevou esta ferramenta já essencial ao patamar de clássico de autoajuda ao ficar disponível em mais de 13 idiomas. Inúmeras pessoas ao redor do mundo aprenderam a lidar e confrontar narcisistas em suas vidas a partir das dicas técnicas e dos ensinamentos de Wendy.

Com base em feedbacks de leitores e terapeutas, esta terceira edição, totalmente revisada, expande os aprendizados anteriores para oferecer uma nova visão para ajudar a se libertar das armadilhas que os narcisistas estabelecem para aqueles ao seu redor. Inclui novos capítulos sobre como lidar com mulheres narcisistas, narcisistas agressivos e abusivos, estratégias de segurança e a ligação entre narcisismo e vício em sexo.

Sobre a autora

Wendy Behary dedicou décadas para entender o TPN. Fundadora e diretora clínica do Centro de Terapia Cognitiva de Nova Jersey e codiretora dos Institutos de Terapia do Esquema de Nova Jersey, Nova York e Distrito de Colúmbia, ela é membro e fundadora da Academia de Terapia Cognitiva. Mantém uma prática privada, sendo especializada em narcisismo e terapia de casais com alto grau de conflito.

Conheça o sumário

1. Enquadrando a situação: para uma compreensão do narcisismo

2. Entendendo a anatomia da personalidade: os esquemas e o cérebro

3. Sendo capturado: identificando suas armadilhas pessoais

4. Vencendo os obstáculos: armadilhas, obstáculos e falhas na comunicação

5. Prestando atenção: enfrentando interações difíceis com um narcisista

6. Abordando o narcisismo perigoso e hipersexual: os desafios da vergonha, confiança e trauma por traição

7. Usando a confrontação empática: uma estratégia vitoriosa para eficácia interpessoal

8. Coparentalidade com um narcisista: protegendo seus filhos e apoiando seu bem-estar

9. Tirando o máximo de uma situação difícil: sete dons da comunicação com um narcisista

Ficha técnica

Título: Desarmando o narcisista: sobrevivendo e prosperando com o egocêntrico

Autora: Wendy Behary

Revisão técnica: Leonardo Wainer

Editora: Sinopsys

Páginas: 240