Idealizado pelo Comitê Científico e pelo Comitê Unesp Covid-19, o propósito do evento virtual foi levar à sociedade informações seguras e com embasamento científico sobre as vacinas usadas no combate à pandemia, além de reforçar a importância de aderir ao programa de imunização em curso no país. Além do diretor do Instituto Butantan, também participaram da live o médico Alexandre Naime, chefe do Departamento de Infectologia da Faculdade de Medicina da Unesp (FMB), no campus de Botucatu, e a médica Helena Sato, diretora técnica da Divisão de Imunização do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) do Estado de São Paulo.

A emergência da pandemia de Covid-19 estimulou um salto tecnológico na produção de vacinas nunca antes visto, mas outras doenças já conhecidas seguem fazendo vítimas mundialmente. No Brasil, por exemplo, a dengue contaminou cerca de um milhão de pessoas em 2020, mas ainda não há uma vacina para combatê-la. O Instituto Butantan trabalha desde 2009 em uma vacina contra a dengue, que encontra-se atualmente na fase três, a fase clínica. Apesar do estágio avançado, esta vacina não usa a tecnologia da plataforma de RNA.

Novas tecnologias para produção de vacinas, notadamente aquelas que usam o material genético do vírus Sars-Cov-2, podem rapidamente ser adaptadas para novos agentes causadores de doenças. A afirmação foi feita pelo médico Alexander Precioso, diretor da Centro Farmacologia, Segurança Clínica e Gestão de Risco do Instituto Butantan, durante a live organizada pela Unesp no último dia 11 de fevereiro.

Tempo recorde

O desenvolvimento de vacinas é a especialidade de Precioso. Em sua fala, o diretor destacou que, no contexto da pandemia, houve um encurtamento no tempo de desenvolvimento dos imunizantes, graças ao conhecimento adquirido durante os estudos de outros coronavírus e ao compartilhamento global de informações científicas entre os cientistas.

Este e outros assuntos sobre ciência e vacinação foram abordados na live e a íntegra pode ser vista no endereço: https://youtu.be/9gz3votd4DA.

A iniciativa é a primeira de uma série de lives que serão organizadas em articulação entre o Comitê Científico e o Comitê Unesp Covid-19. 

Fonte – Notícias UNESP
Reproduzido de – https://www2.unesp.br/portal#!/noticia/36298/nova-tecnologia-em-vacina-ajudara-no-combate-de-outras-doencas/