A instabilidade emocional é uma característica comum de diversas psicopatologias, entre elas, o transtorno da personalidade borderline, a bipolaridade e os casos de abuso de substâncias. Também aparece quando há dificuldade de regulação emocional a partir de eventos estressores sem necessariamente estar associada às condições citadas.

Filhos de pais instáveis emocionalmente costumam ficar confusos, seja pela contradição de condutas dos adultos, seja pelo sentimento de culpa diante das situações. A história do menino Joca é um meio de trabalhar essas questões na clínica de forma lúdica e leve. Para uso clínico com crianças a partir de 6 anos, este livro auxilia as crianças na compreensão do que ocorre em casa e propicia o atendimento de necessidades fundamentais na infância, como o vínculo seguro e estável, a validação emocional e a capacidade de olhar para si nas relações familiares.

Sobre a autora

Marina Fim. Psicóloga graduada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Formação em terapia do esquema pelo Instituto de Educação e Reabilitação Emocional (Insere). Pós-graduanda em neurociências, educação e desenvolvimento infantil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atua em clínica no atendimento a crianças e adolescentes e como orientadora parental.

Ficha técnica

Título: Quando meu pai se transforma: lidando com a instabilidade emocional na família

Autora: Marina Fim

Editora: Sinopsys

Páginas: 32