Um artigo recente de Kukita, Nakamura e Csikszentmihalyi – publicado na edição de janeiro/fevereiro do The Journal of Positive Psychology – mostra como a autonomia no nível do estado se relaciona com três aspectos do bem-estar: afeto, engajamento e significado.

Descrita para os especialistas como ações intrinsecamente motivadas – autonomia é o mesmo que fazer algo porque é interessante, agradável e naturalmente satisfatório – o estudo buscou avaliar 68 participantes (38 mulheres); com idade média de 31 anos (variação de 18 a 74 anos); principalmente profissionais e estudantes (47% com diploma universitário); 59% branco; 17% asiáticos ou insulares do Pacífico; 45% democratas, 21% republicanos; 40% cristãos, 25% agnósticos.

Significativo de engajamento

Os participantes foram alertados seis vezes ao dia (durante sete dias) por meio de seus smartphones para responder a diversas perguntas relacionadas às suas experiências no momento do alerta, entre elas sobre o tipo de atividade que estava sendo realizada; grau de autonomia (por exemplo, se a pessoa escolheu ou teve que fazer a atividade); positividade ou negatividade de humor e afeto; nível de envolvimento na atividade e significado da atividade.

Os resultados mostraram que a autonomia foi um preditor significativo de engajamento, significado, afeto positivo e humor. Isso sugere que um nível moderado de autonomia é suficiente para o engajamento. Em outras palavras, enquanto alguém estiver intrinsecamente motivado é improvável que algum grau de motivação extrínseca (por exemplo, pequenas recompensas monetárias) reduza o engajamento.

Os resultados também indicaram que a autonomia foi o mais forte preditor de experiências momentâneas de significado. O afeto positivo está mais fortemente relacionado ao bem-estar hedônico (ou seja, a busca de prazer e alegria), enquanto o engajamento e a significância estão mais fortemente relacionados ao bem-estar eudaimônico (ou seja, desenvolver o próprio potencial, viver uma vida proposital e virtuosa).

Chave para o bem-estar

Como observam os autores, significado e engajamento pode implicar fazer voluntariamente as coisas necessárias, como tomar ações arriscadas para defender um valor permanente ou adotar práticas cansativas para cultivar uma habilidade desejada. Aumentos na autonomia, até níveis moderados, estão ligados a mais engajamento, significado e afeto e humor positivos.

Os resultados sugerem que, além do que as pessoas fazem, a chave para o bem-estar pode ser experimentar maior autonomia sem necessariamente eliminar a motivação extrínseca.