Este é o primeiro estudo a documentar os benefícios de curto e longo prazo para o treinamento de palavras cruzadas em casa em comparação com outra intervenção. Os resultados são importantes à luz da dificuldade em mostrar melhora com intervenções no comprometimento cognitivo leve.

Palavras cruzadas são amplamente utilizadas, mas não foram estudadas sistematicamente no comprometimento cognitivo leve, que está associado ao alto risco de demência, incluindo a doença de Alzheimer.

Estudo mostra benefícios

Para conduzir seu estudo, pesquisadores da Columbia e Duke designaram aleatoriamente 107 participantes com comprometimento cognitivo leve (MCI) em dois locais diferentes para treinamento de palavras cruzadas ou treinamento de jogos cognitivos com treinamento intensivo por 12 semanas, seguido de sessões de reforço até 78 semanas. Ambas as intervenções foram realizadas por meio de uma plataforma informatizada com monitoramento semanal da adesão.

Os benefícios foram vistos não apenas na cognição, mas também nas atividades diárias, com indicações de encolhimento do cérebro na ressonância magnética, o que sugere que os efeitos são clinicamente significativos.

O estudo também destaca a importância do engajamento. Com base no monitoramento eletrônico remoto do uso do computador, os participantes em um estágio posterior de deficiência podem se envolver melhor com as palavras cruzadas mais familiares do que com jogos cognitivos computadorizados.

Necessidade de replicação

Dois pontos fortes do estudo são a taxa de participação de 28% de indivíduos de grupos raciais e étnicos minoritários e a baixa taxa de desistência (15%) para um estudo domiciliar tão longo. Uma limitação do estudo foi a ausência de um grupo controle que não recebeu treinamento cognitivo.

Embora esses resultados sejam altamente encorajadores, os autores enfatizam a necessidade de replicação em um estudo controlado maior com um grupo de controle inativo.