As doenças ocupacionais estão relacionadas às atividades desempenhadas pelos trabalhadores e às condições de trabalho e podem desencadear novos sintomas ou agravar os já existentes. O livro ‘Stress e qualidade de vida no trabalho: encontrando significado no luto e no sofrimento’ foi planejado como uma ferramenta adicional para fornecer informações e sugerir maneiras de lidar com as pressões e demandas organizacionais, porque os níveis de estresse continuam aumentando no meio ocupacional. Na obra, são encontradas experiências e opiniões de profissionais reconhecidos na área no sentido de possibilitar aos trabalhadores vida melhor e mais equilibrada.

De acordo com o American Institute of Stress (AIS), o estresse ocupacional é de longe a principal fonte de estresse para adultos norte-americanos. A relação entre estresse ocupacional e ataques cardíacos, hipertensão e outros distúrbios é bem compreendida. Além disso, o custo do estresse ocupacional nos Estados Unidos é estimado em mais de 300 bilhões de dólares devido a desfechos como acidentes, rotatividade e perda de produtividade. No Brasil, a perda é estimada em 3,5% do produto interno bruto ao ano.

O diagnóstico adequado e as informações relevantes são essenciais para que gestores e trabalhadores se conscientizem sobre os estressores e tomem medidas eficientes para o manejo do estresse. Embora a qualidade de vida seja responsabilidade de cada um, certamente as empresas poderão se beneficiar da implementação de ações preventivas, evitando assim pagar um alto preço em decorrência de absenteísmo, licenças médicas, queda de produtividade e baixa qualidade do trabalho.

Ficha técnica

Título: Stress e qualidade de vida no trabalho: encontrando significado no luto e no sofrimento

Organizadores: Ana Maria Rossi, James A. Meurs e Pamela L. Perrewé

Editora: Vetor

Páginas: 292