Em média, pode reduzir os sintomas desencadeados pelo transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) em quase metade, segundo estudo do College of Medicine em Houston, publicado no Journal of Neurology, Neurosurgery & Psychiatry.

O TOC envolve pensamentos intrusivos e incômodos que o indivíduo não consegue silenciar e compulsões que são comportamentos repetitivos e ritualísticos realizados para reduzir a ansiedade produzida pelas compulsões. Estima-se que 3% da população global seja afetada.

Exemplos de TOC incluem lavar as mãos repetidamente, ordenar e organizar, repetir palavras na cabeça e verificar e verificar novamente, a ponto de impedir a pessoa de realizar outras atividades necessárias da vida e, portanto, ser extremamente incapacitantes.

Boa notícia

A boa notícia é que uma combinação de terapia comportamental e antidepressivos padrão – como inibidores da recaptação de serotonina (SRIs) – ajuda muitas pessoas. Mas de 10% a 20% não respondem a esses tratamentos.

O estudo foi feito com 345 pacientes adultos com TOC, com idade média de 40 anos. Todos haviam lutado contra uma forma grave a extrema de TOC que não havia respondido aos tratamentos padrão.

Em média, os participantes passaram quase 25 anos lutando contra os sintomas incapacitantes do TOC. Muitos também sofriam de depressão, ansiedade e/ou transtornos de personalidade.

A revisão mostrou que após um período médio de tratamento de cerca de dois anos, a DBS produziu melhorias notáveis ​​nos sintomas em dois terços dos pacientes. Também em média, os sintomas diminuíram 47%, relataram os pesquisadores. Alívio significativo da depressão também foi atribuído ao tratamento DBS. Os estudos descobriram que eliminou o problema em metade dos pacientes para os quais havia sido uma preocupação.

Desvantagens na terapia DBS

Os estudos também encontraram desvantagens na terapia DBS: cerca de um em cada cinco pacientes experimentou pelo menos um efeito colateral grave do DBS, segundo a revisão. Estes podem incluir um risco aumentado de convulsões, tentativas de suicídio, acidente vascular cerebral e novos sintomas de TOC ligados ao próprio DBS.

Ainda assim, para os pesquisadores o lado positivo é difícil de ignorar, observando que o nível de alívio dos sintomas ligado ao DBS “geralmente permite que as pessoas voltem a funcionar”, na escola, no trabalho e nos relacionamentos.

O que é necessário agora é a adoção de uma “abordagem de medicina de precisão” para o uso de DBS, para que médicos e cientistas sejam melhores em prever o que faz uma pessoa com TOC responder bem a ele.