Crianças, adolescentes, adultos e idosos podem ser estimulados a brincar com seus corpos em qualquer momento da vida, manipulando objetos, expressando seus desejos, andando e correndo por espaços diversos, experimentando diferentes posições, tomando decisões e realizando ações espontâneas, o essencial é que a alegria e o prazer tomem conta da aprendizagem dando a eles mais autonomia e independência.

Importante lembrar que para cada faixa etária trabalhada o educador deverá utilizar uma postura adequada, com os adultos por exemplo, não infantilizar a fala adaptando para cada situação as brincadeiras de maneira lúdica e divertida.

Consciência corporal

A estabilidade corporal normalmente ocorre durante os anos iniciais, mais observado do 0 aos 6 anos. Com o decorrer dos anos ou fatalidades da vida, o indivíduo pode diminuir ou perder esta habilidade necessitando de novos estímulos para recuperar, ou melhorar seu desempenho motor.

Brincar em circuitos psicomotores e estafetas (revezamentos) que estimulem as habilidades motoras básicas do ser humano, faz com que o indivíduo melhore sua consciência corporal. Um desequilíbrio corporal em qualquer fase da vida consome mais energia, causando mais esforço, fadiga muscular e mental para realizar tarefas motoras mesmo que rotineiras.

Quando se toma consciência do próprio corpo e das possibilidades de se expressar por ele pressupõe-se uma boa evolução da lateralidade, das organizações espaciais e temporais, regulando a postura e o equilíbrio. Assim irão descobrindo diversas sensações, experimentando as diferentes percepções e explorando diferentes espaços, melhorando muito a sua relação com as pessoas e com o mundo que a cerca.

Onde e como brincar?

Brincar sempre é um meio de interação e descontração podendo ser aplicadas na escola, em casa, consultórios, em encontros e festas. Essas brincadeiras podem ter diferentes objetivos como avaliações, estimulações motoras, datas comemorativas, reuniões com pais, professores, funcionários, confraternizações, aniversários, atividades recreativas de pura diversão.

No livro “Brincadeiras psicomotoras para todas as idades”, lançado recentemente pela wakeditora, apresento mais de 80 sugestões e possibilidades de brincar, aprender e desenvolver habilidades motoras através circuitos e estafetas com temas e histórias que poderão ser reproduzidas, criadas e recriadas pelos educadores e participantes.

Brincar é coisa séria

Quando utilizamos jogos, brinquedos e brincadeiras como instrumento de aprendizagem, estes devem ser planejados. Ter objetivos, conteúdos e ser acessível a todos, tendo clareza nas propostas para que os participantes tenham compreensão ao executar os movimentos solicitados.

Trabalhar com diferentes faixas etárias solicita um profissional comprometido e capacitado como pedagogos, professores de apoio, professores de Educação Física, psicopedagogos, psicomotricistas, recreacionistas, profissionais da saúde e outras áreas afins com responsabilidade e um olhar diferenciado podendo fazer uso das brincadeiras na rotina do seu trabalho.

Sugiro que faça a si mesmo algumas perguntas ao planejar as atividades, crie suas próprias perguntas de acordo como o grupo que irá atender.

O ambiente que vou brincar é estimulador? Os desafios são progressivos e compatíveis às faixas etárias? Contemplo possíveis deficiências com adaptações em regras, materiais e espaços? Ocorrerá interação entre adultos e as crianças? Terá cooperação, prazer e ludicidade na realização das atividades?

Planejando as brincadeiras

Ofereça um ambiente rico de possibilidades e desafios em espaços abertos e fechados, com diferentes materiais, com modificações e adaptações para que todos possam interagir e se desenvolver dentro de suas possibilidades social, afetiva, cognitiva e motora.

Espaços

Brincar em circuitos e estafetas pode sugerir espaços amplos como o pátio, a quadra ou o parque, mas nem sempre é realidade dentro das escolas, salas de recursos, clínicas, espaços de recreação e a própria casa, por isso qualquer espaço seja ele amplo ou reduzido é possível fazer adaptações.

Materiais

Ao movimentar-se no espaço recebemos informações perceptivas visual, tátil, auditiva, espacial e temporal. Utilize materiais diversificados, coloridos, com atrativos sonoros e desafiadores. Usar elementos da natureza e objetos existentes na escola ajuda bastante quando há falta de material (mesas, cadeiras, bancos, brinquedos, o parque, materiais esportivos, sucata).

Adaptações

O planejamento das adaptações e separação dos materiais é muito importante, uma vez que conduzirão as brincadeiras, observando os tamanhos, pesos, alturas, distâncias para todas as faixas etárias e possíveis dificuldades individuais que poderão encontrar para que realizem as brincadeiras.

Percursos

Poderão ter diferentes formas de preparação podendo ser montados em círculos, em linha reta, com subida, descida, curvas se adaptando ao espaço disponível para aplicação das brincadeiras, diversificar a maneira de brincar é bastante desafiador e estimulante podendo ser criado pelos participantes.

Ludicidade

Para dar ludicidade os percursos poderão ter estímulos visuais como galhos e bambus em cones (árvores), fantasias (animais na floresta). Para adultos e crianças os estímulos sonoros causam emoção e alegria podendo utilizar gravações de diferentes sons, músicas e ruídos.

Sugiro que os circuitos psicomotores e estafetas sejam historiados e temáticos para todas as idades uma vez que o brincar faz parte da atividade humana trazendo muita alegria e aprendizagem.  Quando for historiado ou tiverem temas específicos conte toda a história antes de iniciar a atividade, antecipando o que irão fazer ou encontrar, todos vão entrando na fantasia das brincadeiras fazendo com que soltem a imaginação, pensando em estratégias para vencer os desafios. “A IMAGINAÇÃO É LIVRE”.

E MAIS…

Orientações e dicas de atividades

O CIRCO (individual)

            O circo é um lugar de muita beleza e alegria, com muitos artistas fazendo apresentações, malabaristas, equilibristas, palhaços e muito mais. Hoje vamos nos divertir com muitas brincadeiras.

Como um palhaço engraçado, vamos entrar no picadeiro pela tábua do equilíbrio andando de costas (percurso reto, plano e elevado – banco).

Habilidade motora

  • Ande ou corra de costas.

Podemos fazer malabares, caminhando ou correndo girando o arco em uma das mãos, ou no pescoço (percurso reto e plano – giz ou fita adesiva).

Habilidade motora

  • Gire com deslocamento.

Equilibristas adoram desafios. Ultrapassem a ponte de cordas (suporte com duas cordas, em cima e embaixo, andando e segurando lateralmente).

Habilidade motora

  • Desloque-se lateralmente com as mãos e os pés.

Que legal estar no circo! Vamos contar até 5 equilibrando em almofadas ou bola meio vazia.

Habilidade motora

  • Equilibre em solo instável.

Já somos quase artistas de circo. Façam piruetas engraçadas como os palhaços, virando cambalhota (colchão) com uma bola nas mãos arremessando-a na caixa a frente.

Habilidade motora

  • Rolar para frente com arremesso em alvo fixo.

Nossa visita ao circo está acabando. Vamos correr até o picadeiro lançando a bola para o alto (percurso reto e plano feito com giz ou fita adesiva) como os malabaristas sem deixar a bola cair.

Habilidade motora

  • Lance com deslocamento para frente.

Hora de ir embora. Vamos nos despedir acertando o nariz do palhaço (imagem ou pelúcia em suporte, ou parede).

Habilidade motora

  • Arremesso em alvo fixo.

CIRCUITO TEMÁTICO DIA DOS AVÓS NA ESCOLA

NO SÍTIO DA VOVÓ (avós e netos) duplas

Hoje será um grande dia iremos passear no sítio da vovó e do vovô, será um dia maravilhoso, pois, eles têm muitas histórias para contar e muita coisa para mostrar.

Vamos passear pelo sítio? Dê a mão para vovó e descubra as belezas que tem neste lugar (obstáculos diversos).

Habilidade motora

  • Ande ou corra em percurso sinuoso.

Olhe que lindo lago! Vamos atirar pãezinhos para os peixinhos?

Habilidade motora

  • Arremesse em alvo móvel.

Que tal continuar o passeio a cavalo? Poderemos ver a plantação de mangas do vovô.

Habilidade motora

  • Galope sobre um percurso imaginário circular.

Que lindo pomar! Vamos saltar bem alto para colher algumas mangas?

Habilidades motoras

  • Salte diferentes alturas.

Que delícia de passeio! Precisamos alimentar os patos e as galinhas antes de voltarmos para casa (acertar o arco no pescoço dos animais)

Habilidade motora

  • Lance em alvo fixo.

No caminho de volta vimos os porcos no chiqueiro. Para chegar até lá vamos passar por baixo da parreira de uvas.

Habilidade motora

  • Arraste e agache sob obstáculos.

Foi demais este passeio! Já está ficando tarde, vamos voltar para casa atravessando o pequeno riacho (fita ou corda, desenhos ou arcos).

Habilidade motora

  • Saltite sobre obstáculos.

REUNIÕES E ENCONTROS com adultos (trios)

Entrando em sintonia. Corrercom a mão no ombro do colega à frente em percurso reto (fita adesiva ou giz) sem que os participantes se soltem.

Habilidade motora

  • Corra com ritmo.

Vencendo barreiras. Saltar em percurso com barreiras consecutivas. (Cones e cordas).

Habilidade motora

  • Salte com um dos pés.

Definindo papéis 1. O trio deverá decidir rapidamente as posições para realizar o desafio de arremessar a uma distância de 2m duas bolas, um arco acima da cabeça e outro abaixo da cintura (bolas e arcos).

Habilidade motora

  • Arremesse em alvos móveis.

Equipe concentrada. O trio deverá lançar três bolas ao mesmo tempo, um para o outro em sentido horário sem derrubar nenhuma bola enquanto estiverem em deslocamento até o ponto marcado.

Habilidade motora

  • Lance com deslocamento em alvos móveis.

Chegando juntos. Rastejar usando os cotovelos como apoio (colchão ou solo macio) até o final do percurso marcado, a chegada do trio deverá ser ao mesmo tempo.

Habilidade motora

  • Rasteje com sincronismo.

Definindo papéis 2. Definir rapidamente quais participantes do trio baterão corda (fazendo ondas para cima) e quem saltará sem tocar a corda por 10 segundo (fazer a contagem em voz alta).

Habilidade motora

  • Salte consecutivamente.

ESTAFETA (revezamento) pequenos grupos

BOLA EM EQUILÍBRIO

Habilidades motoras

  • Corrida e equilíbrio.

            Cada equipe formará uma fileira e os primeiros terão uma bola nas mãos. Os primeiros da fila correm até o cone deixando a bola equilibrada sobre ele, volta e bate na mão do próximo da sua fileira (um a um) o próximo correrá até o cone para buscar a bola. Após pegar a bola corre de volta entregando-a para o terceiro que realizará a ação de colocar a bola no cone e o próximo buscar. A brincadeira segue sucessivamente até que todos da equipe completem o desafio.

Material: Bola e cone.

COLOCANDO A COLEIRA (pequenos grupos – duplas)

Habilidades motoras

  • Corrida, controle e sincronismo.

Dividir o grupo em duas equipes que deverão fazer duas fileiras em duplas. As duplas terão nas mãos um arco e ao sinal correrão segurando o arco até o cone, devendo encaixá-lo para poderem retornar e a próxima dupla sair para completar o percurso. Para dar mais dinamismo a brincadeira quando todos estiverem sem arcos poderão iniciar a retirada dos arcos até que as duplas estejam com seus arcos novamente nas mãos.

Material: Arcos e cones.