Receitas para alcançar a felicidade passo a passo, estão sendo amplamente divulgadas e estão disponíveis para todos, e se não está feliz, é que você não fez direito a receita. Há uma busca exaustiva por fórmulas mágicas e rápidas para se viver bem e feliz. Como se a felicidade existisse de forma igual para todos.

Além disso, é preciso pensar positivo, e sentimento negativo é visto como coisa de gente que não sabe usar a força da mente, como se fosse algo assim, mágico, mecânico e objetivo.

Ser humano é contraditório

O ser humano é contraditório, ambivalente, quer e não quer, tem amor, mas também sente raiva, fica alegre por algo, e triste por outra coisa. Quer ir em frente e quando se vê, faz auto sabotagem. Lidar com todos esses aspectos da personalidade não é algo simples e passível de fórmulas.

Quanto mais se tenta ignorar que a tristeza faz parte da vida, mais ela irá incomodar e aumentar, e mais receitas milagrosas precisarão existir para darem conta da complexidade humana. E é por isso que a todo tempo surgem novas receitas da moda e novos gurus.

A tristeza parece ter virado uma espécie de vírus perigoso, que ninguém quer ter, e se por acaso se percebe alguém triste, é melhor sair de perto. Vai que pega! Logo a pessoa triste pode virar chacota do grupo e ainda ser excluído.

Não é simples chegar a conclusão de que não vivemos num mundo ideal, e que a perfeição está longe de existir. Somos seres em construção.

Vida ideal e irreal

Com o incremento das redes sociais e dos filtros de imagem, além de feliz, é preciso ser bonito, comer saudável e ser atleta, além de ter que trabalhar, estudar, namorar, casar, ter filhos, sorrir o tempo todo, ter pet e gostar da natureza. Tudo no formato do pacote pessoa feliz! Se você não tem isso, ah meu amigo, você não sabe ser feliz! Como se a felicidade fosse um combo que se compra no drive-thru.

Tristeza é diferente de depressão. A tristeza é um sentimento, assim como a alegria, o amor, a vergonha, a felicidade e, portanto, como todo sentimento, é transitório. A tristeza tem a ver com um momento, e tem uma causa específica, como por exemplo, a perda de algo, ou um luto. Diferente da depressão, que é uma doença, onde há um sentimento profundo de incapacidade de dar sentido a vida, sem uma causa aparente, e que precisa de tratamento específico.

Hoje quase ninguém tem paciência ou condição emocional para aprofundar uma conversa. É tudo muito superficial. Nunca se viu tanta gente adoecida psiquicamente, vivendo às escondidas a sua solidão, na tentativa de trancafiar de sí mesmo, os próprios sentimentos negativos. As pessoas sentem vergonha de dizer: hoje estou triste! Ontem eu chorei muito e hoje também. Muitas pessoas têm dificuldades em entrar em contato com suas dores e atravessá-las. Conseguir se assumir humano, falível e sentir a tristeza, requer intimidade consigo próprio.

Encarar suas tristezas

Só consegue ser feliz, quem consegue se encontrar com as suas tristezas e percebê-las como sendo uma parte sua, da sua personalidade. A gente é um monte de sentimentos juntos e misturados, separar cada um deles é um exercício de amadurecimento.

As maiores mudanças na vida de uma pessoa, normalmente ocorrem quando se depara com a tristeza. São momentos de reflexão profunda, e podem ser oportunidades de virada na vida. Isso não significa que tenha que sair a procura da tristeza, porque ela faz parte da vida. E sim, aprender a lidar com ela, a lidar com os sentimentos negativos que advém dela, quando ela surge. Afinal é frustrante ser mortal, impotente e ter sentimentos negativos como a raiva, o ódio e a angústia, e ainda, se dar conta de que boa parte deles está situado dentro de um reservatório que é inconsciente.

E MAIS…

Não existe essa felicidade fácil

Não há medicação para a tristeza, e não existe essa felicidade fácil que pregam por aí. Não se iludam, ser feliz dá um baita trabalho, requer escolhas e renúncias. Ninguém aguenta essa imposição de positividade, todo tempo. O ser humano é fundado no conflito, na ambivalência, na contradição. Antes de mais nada, é preciso aprender a lidar com a parte negativa e obscura existente dentro de nós. Esse ser humano positivo, combo feliz, não existe. Isso é falso, mentiroso, perigoso e adoecedor.