Como profissional de saúde mental, você sabe que cada cliente é único e os problemas de cada cliente são o resultado de uma complexa combinação de fatores biopsicossociais. No entanto, o atual modelo DSM apresenta consideráveis restrições sobre como você pode tratar os clientes – muitas vezes resultando em um erro diagnóstico. O livro ‘Para além do DSM: em direção a uma alternativa baseada em processos para diagnóstico e tratamento em saúde mental’ desafia suposições feitas pelo manual e fornece uma visão e um plano para uma abordagem de atendimento individualizado.

De autoria de Steven C. Hayes e Stefan G. Hofmann e publicada pela Sinopsys Editora, a obra traz contribuições de médicos renomados e pesquisadores da área e descreve estratégias para o tratamento de uma ampla variedade de problemas psicológicos de forma mais flexível. Você vai obter maior compreensão do processo baseado na conceituação de caso e aprender a construir uma base sólida para uma abordagem personalizada, mas baseada em evidências, alternativa ao diagnóstico sindrômico.

Diferenciais

O livro descreve uma abordagem baseada em processos que oferece um apoio convincente para a organização dos processos causais subjacentes à etiologia dos problemas de saúde mental, sejam eles doenças ou transtornos. Os autores apresentam modelos de tratamento mais sofisticados, os quais enfatizam o processo, a dimensionalidade, uma análise funcional do comportamento e a habilidade de individualizar e personalizar o diagnóstico.

Seja você um profissional, pesquisador, aluno, instrutor ou outro profissional trabalhando no campo da saúde mental e comportamental, este recurso clínico oferece tudo o que você precisa para criar uma abordagem mais personalizada e eficaz para compreender e tratar os clientes.

Ficha técnica

Título: Para além do DSM; em direção a uma alternativa baseada em processos para diagnóstico e tratamento em saúde mental

Autores: Steven C. Hayes e Stefan G. Hofmann

Revisão técnica: Carmem Beatriz Neufeld

Editora: Sinopsys

Páginas: 368