Se os pais mantêm uma boa relação é aconselhável organizar com antecedência os feriados.

Alternar os anos para a celebração do Carnaval e/ou em um ano que tenha muitas datas comemorativas fazer um revezamento nesses períodos, pode ser uma solução viável.

Mas é bom que isso esteja acordado de alguma forma e não seja apenas um acordo verbal. Geralmente os pais separados já têm uma regulamentação de convivência onde tudo isso já está registrado e não cabe muito alguma modificação a fim de não criar problemas.

Segurança emocional

As crianças muito pequenas não têm vontade própria, então elas vão passar o feriado com o genitor pré-determinado. Se os planos já foram regulamentados pelos pais, adaptações só podem ser feitas em casos excepcionais e com o consenso de ambos os genitores.

Os filhos precisam sentir segurança emocional nas situações de separação dos pais. conflitos e falta de acordos geram incertezas e desestabilidade para as crianças.

Bem-estar dos filhos

Pensar sempre no bem-estar dos filhos, em um ambiente seguro e propício para o seu desenvolvimento deve ser a prioridade dos pais.

E caso ocorra algum imprevisto durante o período o melhor é resolver a questão através de uma comunicação aberta e flexível a fim de encontrar uma solução que seja benéfica para todos.

criar momentos positivos

Para evitar desgastes emocionais nas crianças (e também nos pais) a chave para lidar com os períodos de feriados prolongados para os casais separados é o diálogo aberto, a flexibilidade e o comprometimento em manter o bem-estar das crianças.

Quando os pais colaboram e respeitam os acordos estabelecidos é possível criar momentos positivos e saudáveis para todos os envolvidos.