O Transtorno de Personalidade Borderline, ou TPB, é uma condição de saúde mental estigmatizada e pode ser difícil de conviver. Apesar da crença generalizada de que aqueles com TPB são “danificados” ou “intratáveis”, há evidências crescentes de que, com a intervenção correta, esses indivíduos podem viver uma vida com alegria, amor e significado.

Emoções não arbitrárias

Pessoas com TPB são frequentemente dominadas por suas emoções. De acordo com um estudo liderado por Nicole Cardona publicado na revista Personality Disorders, a ansiedade, não a tristeza, foi a emoção mais comum experimentada por aqueles com TPB. O estudo também descobriu que essas emoções não eram arbitrárias. Mais da metade das vezes, a emoção vivenciada pode ser explicada por um gatilho interpessoal ou social.

“Quando os participantes relataram a emoção específica da ansiedade, eles eram mais propensos a tentar resolver o problema, mas quando relataram tristeza, eram mais propensos a afastá-lo”, diz Cardona.

Emoções negativas não expressas

No contexto de relacionamentos românticos, a disposição para resolver problemas é altamente valiosa. O que você não deve fazer, no entanto, é varrer seus sentimentos para debaixo do tapete. Emoções negativas não expressas podem se somar ao longo do tempo e se transformar em grandes problemas de relacionamento.

As emoções são sinais. Usar estratégias eficazes para superar desafios ao lado de seu outro significativo é a melhor maneira de permanecer juntos. Um profissional de saúde mental qualificado pode ajudá-lo a chegar a estratégias mais saudáveis ​​para responder às suas emoções.

Terapias baseadas em evidências

Um estudo recente publicado na Frontiers in Psychology mostrou que as personalidades borderline exibiam a mesma quantidade de generosidade que os indivíduos saudáveis. Onde os dois grupos diferiram, no entanto, foi na expectativa de comportamento egoísta dos outros – aqueles com tendências borderline eram muito mais propensos do que indivíduos saudáveis ​​a esperar tratamento injusto dos outros.

Várias terapias baseadas em evidências podem ajudar a pessoa com transtorno borderline a gerenciar suas expectativas em relacionamentos, com destaque para:

  1. Terapia do Esquema
  2. Terapia Comportamental Dialética (DBT)
  3. Terapia Baseada em Mentalização
  4. Terapia Focada na Transferência