O amor em diferentes nuances na sociedade atual ganha amplo debate na coletânea ‘Relações amorosas, terapia de casais e análise do comportamento’, organizada pelas psicólogas Lorena Bezerra Nery e Marianna Braga. Questões raciais, diversidade de gênero, relacionamento não monogâmico, sexualidade e envelhecimento e o uso de tecnologias e aplicativos de relacionamento estão entre os temas abordados por 26 autores.

Com análises reflexivas e relatos de experiências profissionais em psicoterapia e terapia de casais, o livro se aprofunda na liberdade de amar. E mostra que, longe de estar garantida, ela precisa ser preservada e protegida ativamente pelo direito de todos e pela ética amorosa das escolhas diárias. “A psicoterapia e a terapia de casais são importantes contextos de aprendizado e refinamento de repertórios necessários ao desenvolvimento de relações amorosas saudáveis”, destaca Lorena.

Em 16 capítulos, há artigos sobre temas como atendimento a casais LGBTQIAPN+, amor em tempos de Tinder, comportamentos dos homens em relacionamentos heteroafetivos e relações não monogâmicas. O público-alvo são terapeutas, psicólogos, estudantes de psicologia, outros profissionais de saúde que atuam na área e demais interessados no tema.

Ficha técnica

Título: Relações amorosas, terapia de casais e análise do comportamento

Organizadoras: Lorena Bezerra Nery e Marianna Braga

Editora: Appris

Páginas: 459