O curso trata dos aspectos técnicos da atividade de perito judicial na Psicologia, para atuação na esfera Judicial e Extrajudicial. Trabalhando pelo Judiciário sem prestar concurso público.

Público Alvo: o curso é direcionado ao profissional da Psicologia e estudante do último semestre.

Metodologia: exposições dialogadas e exemplificadas. Debate sobre conceitos expostos. Redações de Laudos e Pareceres. Estudos de casos

Conteúdo Programático: Fundamentos da Perícia Psicológica – O que é Perícia Psicológica, em que casos ela é determinada pelo Juiz?; Regulamentação e Ética do CFP (resoluções que normatizam a função do Psicólogo Perito); O olhar investigativo na Perícia Psicológica; Atuação do Assistente Técnico e Perito Oficial; Situações de impedimento do Perito nomeado; Relação do Perito com o Periciado no momento da Perícia. Simulação do Periciado em Perícia. Perícia Psicológica na Vara de Família; Guarda de menores: Guarda Unilateral/Compartilhada/Alternada; Adoção; Família Substituta e a preparação da criança para recebê-la. Vara da Infância e Juventude -Alienação Parental; Falsas Memória; Abuso Sexual; Perícia na área Trabalhista: Danos Psíquicos decorrentes de Acidentes de Trabalho; Afastamentos do Trabalho por Doenças Psíquicas; Causa e Concausa – Nexo Causal com as atividades laborais (desencadeadas ou agravadas?); Incapacidade Laborativa Assédio Moral nas Organizações; Bens imateriais protegidos pela Constituição e que podem ser objeto de dano; O que é honra; O que é dano moral; O que é assédio moral; O que é MOBBING (Agressão Psicológica no Trabalho); Síndrome de Burnout (Síndrome do Esgotamento); Apuração e Mensuração do Dano Moral; Como podem ser comprovados os danos morais; Indenizações: como são arbitradas as indenizações por danos morais; Culpabilidade: em que medida o empregador é considerado culpado por condutas de seus empregados (prepostos); Assédio Horizontal e Vertical: como pode ocorrer e até que ponto o empregador pode ser punido por dano moral ocasionado por empregados da mesma linha hierárquica, sem ocorrência de abuso de poder; Assédio Moral Coletivo: Conceito e configuração; Posição dos nossos Tribunais – Casos práticos; Elaboração e análise de processos judiciais na área trabalhista; Elaboração de Documentos Psicológicos; Resolução CFP N.º 006/2019; Declaração, Atestado Psicológico, Relatório / Laudo Psicológico e Parecer Psicológico; Guarda (Arquivamento de documentos); Processo Eletrônico, Certificado e Assinatura Digital.

Carga horária: 24h (três dias)

Informações Gerais:

Inicio do evento: 27/11/2020 09:00-

Fim do evento: 29/11/2020 18:00

Mais informações: https://sso.com.br/cursos/

Fonte: Conselho Federal de Psicologia (cfp.org.br)