O livro ‘Análise e interpretação dos desenhos: utilização dos testes projetivos nas clínicas psicanalítica e psicopedagógica’ apresenta a psicanalistas e psicopedagogos ferramentas lúdicas sobre a análise e a interpretação dos desenhos como um instrumento importante para o olhar de conteúdos psíquicos de crianças, adolescentes e adultos que estejam em sofrimento.

Conforme o organizador, Richard Stefanini Munhoz, entende-se que o risco e o rabisco, assim como um simples desenho, porém mais estruturado, fazem parte da primeira linguagem do ser como maneira de expressar o que sente e pensa. Dessa forma, Sigmund Freud, pai da psicanálise, traz a palavra projeção como um dos indicadores mais importantes e como um dos mecanismos de defesa do ego. “Entendemos, portanto, que essa projeção que o fará no papel em forma de desenho seja uma representação fidedigna do que pensa e sente, por isso, a denominação de testes projetivos”, observa.

Sobre o organizador

Psicanalista clínico e infantil (ICM). Psicanalista didata e supervisor (IRM). Possui mais de 19 títulos de especialização lato sensu tanto no Brasil como no exterior. Especialista em análise e interpretação do desenho. Especialista em sandplay therapy – caixa de areia – psicologia analítica (UNASP). Psicólogo analítico jungiano. Psicopedagogo e neuropsicopedagogo Clínico, institucional e hospitalar (UNASP e UBA). Mestre em ciências médicas em neuropsicopatologia (UCA).

Doutor em ciências médicas em neuropediatria (USP). Fundador do Núcleo de Estudos e Desenvolvimento (NED). Diretor clínico responsável pela Clínica Alpha – Centro Psicoterapêutico. Palestrante nas áreas de pedagogia, psicopedagogia, psicanálise e áreas correlacionadas. Leciona em dois institutos psicanalíticos no Brasil. É autor do livro “Anastácia, uma ave em busca de sua transformação”.

Ficha técnica

Título: Análise e interpretação dos desenhos: utilização dos testes projetivos nas clínicas psicanalítica e psicopedagógica

Organizador: Richard Stefanini Munhoz

Editora: Wak

Páginas: 276