Para uso clínico e familiar com crianças a partir de 6 anos, o livro ‘Agradar e não reclamar, até quando posso aguentar?’ trabalha a flexibilização de crenças rígidas desenvolvidas na infância sobre agradar aos outros e sobre culpa.

Conta a história de Fabrício, um menino que achava que, para ser aceito e querido pelos outros, não podia dar sua opinião. Com a ajuda de um duende, ele aprende a avaliar seus pensamentos, suas emoções e regras e descobre que não precisa sentir culpa por ter e expressar ideias diferentes.

Diferenciais da obra

Trata-se de uma ferramenta para psicoeducar sobre as crenças que as crianças podem construir sobre si e os outros. Apresenta atividades dinâmicas que ajudam a flexibilizar essas ideias para não se tornarem rígidas nem gerarem emoções desconfortáveis.

Sobre as autoras

Camilla Volpato Broering. Psicóloga clínica. Doutora e mestra em psicologia da saúde, processos psicossociais e desenvolvimento psicológico pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Professora da graduação em psicologia na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI) e de pós-graduação em diversas instituições no Brasil. Formada em terapia cognitivo-comportamental (TCC), tem experiência em intervenções na área com crianças, adolescentes e adultos. É supervisora da prática clínica em TCC e integrante da Associação de Ensino e Supervisão Baseados em Evidências (AESBE). Terapeuta certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Membro do GT Processos, Saúde e Investigação em uma Perspectiva Cognitivo-comportamental da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP).

Marina Heinen. Psicóloga infantojuvenil. Mestra em psicologia clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Doutoranda em psicologia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Especialista em psicologia clínica pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Especialista em terapia cognitivo-comportamental (TCC) da infância e da adolescência pela Wainer Psicologia. Especialista em psicoterapias e intervenções familiares pelo Instituto VilaELO. Formação em terapia analítico-comportamental infantil (TACI) pelo Instituto Brasiliense de Análise do Comportamento (IBAC). Terapeuta certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC).

Ficha técnica

Título: Agradar e não reclamar, até quando posso aguentar?

Autoras: Camilla Volpato Broering e Marina Heinen

Editora: Sinopsys

Páginas: 32