O brincar ajuda no desenvolvimento da comunicação, na externalização de suas emoções.

A estimulação precoce é de grande importância, através da brincadeira é uma das formas mais efetivas de se obter resultados positivos no desenvolvimento da criança com TEA.

Como estimular o brincar?

Cada criança é individual é preciso realizar uma boa avalição das habilidades e preferencias de cada uma, identificando suas preferências e dificuldades. Assim identificando os reforçadores que serão utilizados em cada brincadeira.

Com uma proposta individualizada ´de que brincadeiras fazer, qual o objetivo desejado com cada brincadeira, dessa forma propiciando que os resultados possam ser mais eficazes.

A brincadeira desenvolve vários aspectos da criança, através do lúdico podemos trabalhar o cognitivo, motor e social, pois através das brincadeiras demonstram suas vontades e necessidades.

É importante identificar suas habilidades e barreiras para construção de brincadeiras que estimulem todas as áreas possíveis da criança.

“Segundo Vygotsky, o brinquedo motiva a ação da criança, sendo também uma forma de comunicação de seu sentir e de sua forma de pensar.”

Benefícios da brincadeira

O brincar é um importante instrumento no processo de aprendizagem, potencializa o desenvolvimento, com a brincadeira a criança se diverte durante a atividade e a aprendizagem vai ocorrendo de forma mais espontânea, motivando que permaneça maior tempo na brincadeira, possibilitando dessa maneira maiores oportunidades de aprendizado.

Com a brincadeira estão explorando diversas áreas de desenvolvimento a física, motora, social, mental e social.

A intervenção precoce para a criança dentro do Transtorno de Espectro Autista é uma das formas mais eficazes e afetivas para estimular no desenvolvimento da criança.

Caso a resposta esperada através da brincadeira não ocorrer é importante valorizar a tentativa da criança, para que ela não se fruste e desista de brincar.

É de suma importância, que os responsáveis pela criança estejam envolvidos no processo terapêutico juntamente com os profissionais, a participação da família e escola é fundamental para ampliar os resultados positivos estabelecidos para a evolução do desenvolvimento da criança.