O direito de família é uma das áreas sensíveis e onde a advocacia humanizada é necessária. Na grande maioria das vezes, os advogados de família são a porta de entrada para os conflitos familiares. Um profissional com uma boa formação na área vai diminuir o impacto e buscar minimizar as dores que ocorrem durante esse tipo de processo, mesmo que seja litigioso.

Mas se o advogado não é especializado, ele age como se estivesse trabalhando na área comercial ou administrativa, só que nesse tipo de processo lidamos com os sentimentos e dores de pessoas e é preciso ter cuidado. É quando a advocacia humanizada é necessária.

Área do Direito de Família

É preciso que o advogado envolvido, que lida com esses tipos de processos, tenha seus conflitos bem resolvidos internamente. Separação, litígio, divórcio, abuso sexual, acusação de violência doméstica, psicológica ou física, são alguns dos conflitos recorrentes nas varas de família.

Se o profissional se cuida emocionalmente e sabe lidar com situações de conflito, ele vai entender e estudar aquele processo e ouvir aquilo que está sendo dito. Isto é fundamental para os advogados de família, e também para os psicólogos, assistentes sociais, magistrados e promotores que atuam na área.

Quando o advogado está preparado ele percebe o que está sendo contextualizado no processo. Nem sempre uma criança ou adolescente que relata um abuso, está relatando um fato que realmente aconteceu. Estatísticas indicam que acusações de abuso sexual falsas, dentro de um litígio, estão em torno de 30%.

Por uma compreensão ampla

Todo depoimento de adolescentes e crianças devem ser levados a sério, mas sempre é necessário contextualizar no momento que aquele menor está vivendo.

Dentro de um processo, quando o advogado recebe alguém da família, muitas vezes desesperada com um relato de abuso sexual, físico e/ou psicológico de uma criança, por exemplo, ele deve agir em função da proteção da criança/adolescente.

Mas, uma compreensão ampla se faz fundamental, pois pode ocorrer por retaliação de algo que pode ter acontecido durante uma separação litigiosa, por compreensão inadequada, por comunicação falha, por ganhos da própria criança, por psicopatologia, por mentira intencional, por alienação parental, entre outros.

Por conta disso, o cuidado em relação ao que surge dentro desses processos e o relato de crianças e adolescentes acerca dos abusos precisam ser muito bem cuidados.

Falsas denúncias

É preciso perguntar se a família está mesmo preocupada com o relato daquela criança ou só quer buscar um ‘aliado’ para aquele processo contra o outro, através de uma acusação que é extremamente grave e que pode acabar com a vida de alguém além de colocar a criança em um lugar delicado.

Vale destacar que os abusos verdadeiros existem, a violência doméstica existe, mas as falsas denúncias também e nem sempre são intencionais. Crianças mentem, fantasiam e existem diversas situações que podem gerar uma falsa denúncia que muitas vezes não é intencional.

O que é mais importante, além de uma formação especializada, é que o advogado de família tenha sensibilidade para esses casos de acusação de abuso, que estão dentro dos processos e que precisam ser compreendidos como um todo.

E MAIS…

Trabalho em conjunto com a Psicologia Forense

O trabalho conjunto com o psicólogo forense é importante.
Existe uma diferença bem grande entre varas criminais, delegacias e redes de proteção.

A criança relatou o abuso – para eles houve o abuso. Nas varas de família temos que compreender que a criança está inserida dentro de um sistema e precisamos de uma análise dinâmica no sentido de compreender se existe alguma acusação específica dentro daquele processo e dentro da relação familiar. Entender se existe algum padrão abusivo dentro daquela família.
Muitas vezes o processo de família vai para as varas criminais e os órgãos não se comunicam.

É o advogado que tem que fazer essa ponte para salvaguardar essas relações que são extremamente importantes. Todo cuidado é pouco nesse tipo de processo de conflitos familiares e por isso a advocacia humanizada é tão importante para dar tranquilidade a todos os envolvidos.