Namoro há 4 anos e alguns comportamentos padrões da relação me geram desconforto, porém, sempre pondero por olhar a parte boa, afinal, nunca se vive um conto de fadas. Mas gostaria de saber o que é exatamente um relacionamento abusivo para saber se posso estar vivento um sem perceber. Como identificar e sair disso?

É preciso perceber se no seu relacionamento há uma violência psicológica sutil e velada. No caso de identificar que sim, você pode estar em um relacionamento abusivo sem se dar conta do perigo que corre fisica e emocionalmente.

A violência psicológica pode deixar marcas sérias e profundas que minam a autoestima da mulher e também do homem, pois apesar de ser menor comum, há relações em que o homem sofre o abuso, principalmente psicológico.

As pistas vão desde identificar que o companheiro te trata tão mal ao ponto de você acreditar que é sempre culpada por todas as situações, até humilhação pública, controle de sua vida e de suas escolhas. E esse comportamento pode oscilar com o cuidado excessivo, o ciúme como prova de amor e tantas outras atitudes que caracterizam um relacionamento abusivo.  

No caso de identificar padrões que levam a isso, não deixe de procurar ajuda terapêutica. Isso pode salvar a sua vida.