Pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), em sua maioria, apresentam dificuldades sensoriais. Para elas, essa característica é desafiante e esmagadora na sua relação com o outro, no seu processo de socialização e inclusão. O livro ‘Transtorno do espectro autista: oficinas multissensoriais’ foi construído partindo da prática e da observação do incômodo que as pessoas com TEA sentem com os estímulos aos quais são expostas.
A obra responde se o trabalho com oficinas multissensoriais de corpo/movimento pode contribuir para potencializar processos de sociabilização e aproximação com o outro. A pesquisa, feita para conclusão do curso de mestrado profissional em diversidade e inclusão da Universidade Federal Fluminense (CMPDI/UFF), foi desenvolvida na Clínica-Escola do Autista, tendo como objetivo romper barreiras sensoriais que constituem transtornos comportamentais na vida dessas pessoas.
No livro, estão descritas intervenções (interações), projeto da oficina multissensorial, anamnese, protocolos, que conduzem ações que visam ao “encontro entre corpos”. Também são descritas as observações, os dados colhidos e experimentados e os registros das tentativas e os resultados adquiridos com as intervenções.
Sobre a autora
Valéria Sales. Mestre em diversidade e inclusão pelo Instituto de Biologia da UFF. Graduada em fonoaudiologia pela Escola Superior de Ensino Helena Antipoff (ESEHA). Tem experiência na área de educação e na clínica. Possui especialização em educação especial inclusiva, TEA, gestão escolar e atendimento educacional especializado. Atualmente, é pós-graduanda em análise do comportamento aplicada/applied behavior analysis (ABA) para autismo e deficiência intelectual pelo Child Behavior Institute of Miami (CBI of Miami).
Concursada em educação especial da rede pública municipal de Itaboraí/RJ, é idealizadora e implementadora da coordenação de educação especial do mesmo município, na Secretaria Municipal de Educação, e, desde 2006, vem atuando como coordenadora. É uma das profissionais que participaram ativamente da concepção e construção dos projetos Núcleo de Atendimento Psicopedagógico da Educação Municipal (NAPEM) e da Clínica-Escola do Autista, idealizado pela ativista Berenice Piana.
Ficha técnica
Título: Transtorno do espectro autista: oficinas multissensoriais
Autora: Valéria Sales
Editora: Wak
Páginas: 160