O livro ‘Quando o amor transforma a dor: ajudando crianças com traumas’ conta a história de Letícia, João, Levi e Maria Fernanda, crianças que, como tantas outras, vivenciaram ou testemunharam situações traumáticas. Tem como objetivo ajudar pacientes com transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) a lidarem com pensamentos disfuncionais, emoções intensas e comportamentos desadaptativos decorrentes.

Contempla intervenções direcionadas aos pequenos e seus familiares/rede de apoio social, admitindo a aplicação em diversos contextos de forma individual e/ou coletiva. Com atividades interativas, reúne ferramentas da terapia cognitivo-comportamental (TCC), da terapia comportamental dialética (DBT) e da psicologia positiva.

Para uso nos contextos clínico, familiar, escolar e hospitalar com pacientes de 6 a 12 anos que têm TEPT e seus responsáveis, a obra tem anexos que contemplam atividades interativas para identificação das situações ativadoras, dos pensamentos disfuncionais e dos comportamentos desadaptativos que tendem a ser adotados diante das adversidades cotidianas; além de auxiliarem a criança a desenvolver habilidades saudáveis para solucionar problemas e lidar com emoções desagradáveis derivadas dos sintomas do TEPT.

Sobre a autora

Ariane Cristiny da Silva Fernandes. Psicóloga clínica e da saúde/hospitalar. Mestre em psicologia, especialista em terapia cognitivo-comportamental (TCC), em neuropsicologia clínica e em psicologia da saúde/hospitalar pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). É terapeuta cognitivo-comportamental certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC). Atua no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e no Relicarium | Núcleo de Psicoterapia Cognitivo-comportamental e Neuropsicologia Clínica.

Ficha técnica

Título: Quando o amor transforma a dor: ajudando crianças com traumas

Autora: Ariane Cristiny da Silva Fernandes

Editora: Sinopsys

Páginas: 32