Dezembro é um mês que tem como maior marca algumas datas importantes, como o Natal e o réveillon, que, além de mudanças na rotina, como férias, visitas de amigos e familiares e viagens, causam muita movimentação e pressão emocional. De acordo com um estudo da Isma-BR (International Stress Management Association), o estresse dos brasileiros aumenta, em média, 75% antes das festas de fim de ano.
A síndrome de fim de ano não é considerada um distúrbio de saúde mental oficial, mas descreve o aumento de sintomas como ansiedade, depressão, estresse, falta de concentração e tensão em dezembro. Os sintomas podem surgir por causa das mudanças na rotina típicas dessa época, além das grandes expectativas, como o sucesso alcançado no ano, a lista de metas, a pressão dos familiares e a ideia de um período mágico das festas, que muitas vezes não corresponde à realidade.
Posturas
Os sintomas mais comuns da ansiedade são preocupação excessiva, dificuldade para dormir, tensão muscular, sensação de falta de ar e aceleração dos batimentos cardíacos. De acordo com o naturopata e professor de yoga Ravi Kaiut, a prática regular de yoga ajuda a amenizar sintomas de ansiedade combatendo tanto sintomas físicos quanto mentais. “Para evitar esse pico de ansiedade durante o fim de ano, você pode aderir a técnicas de relaxamento, como a respiração profunda, reservar um tempo para si mesmo, fazer exercícios regularmente, comer de forma equilibrada”, aconselha.
Complementa que o yoga alivia a ansiedade com posturas e meditação que acalmam a mente e relaxam o corpo, trazendo benefícios duradouros, não apenas alívio temporário. Uma das posições que ajudam a combater a ansiedade é a virasana (foto). Para fazê-la, sente-se sobre os calcanhares com os joelhos juntos, mantendo a coluna reta e os ombros relaxados. Já para a posição sukhasana, é preciso estar sentado e com as pernas cruzadas, manter a coluna ereta, as mãos no colo e a respiração profunda e calma.
Outra posição do yoga que ajuda a combater a ansiedade é a viparita karani. Nesse caso, é necessário deitar-se de costas, levantar as pernas apoiadas em uma parede na vertical, mantendo os braços ao lado do corpo. Trata-se de uma ótima postura para mesclar com a respiração consciente.