Passar por uma cirurgia nunca é um momento fácil, principalmente quando se trata de procedimentos de risco ou mais delicados, o que tornam necessários alguns cuidados especiais tanto no pré quanto no pós-operatório, e o yoga é um deles. É o que indica o novo estudo “A utilização do Método Kaiut Yoga no pré e pós-operatório”, publicado na revista científica Revista Latina pelo seu criador, Francisco Kaiut, em parceria com o professor de yoga Ravi Kaiut, o neuro-ortopedista Luiz Felipe Carvalho e o neurocientista Fabiano de Abreu Agrela.
Como demonstra a literatura, o yoga possui forte influência nos benefícios em pacientes em processo de pós-operação e de pré-operação. Reduzindo os níveis de ansiedade, atribuindo mais força motora e mobilidade, assim como redução das morbidades nos membros pós-cirurgia. Pacientes com câncer, diabetes e demais condições também são beneficiados com a utilização da prática.
Benefícios
Fundamental para identificar possíveis riscos, o pré-operatório é o período que antecede uma cirurgia no qual são feitos exames, avaliações e preparações para garantir a segurança do paciente. O yoga ajuda nesse processo reduzindo a ansiedade pré-operatória que pode afetar a preparação do paciente para o procedimento.
O pós-operatório é o período que exige mais cuidados na recuperação do paciente para a cicatrização, controle de dores e prevenir complicações. Normalmente é necessário repouso, controle da dieta e uma série de cuidados, mas o yoga também tem um papel importante nesse processo e tem sido cada vez mais indicado. “O yoga melhora a flexibilidade, a força muscular e a mobilidade, o que pode acelerar a recuperação de uma cirurgia. Além disso, a prática controla dores, reduz estresse, facilita o sono e a recuperação geral do paciente”, afirma Francisco Kaiut.
Em resumo, os principais benefícios no pré e no pós-operatório incluem: melhora da flexibilidade; aumento da força muscular; redução do estresse e da ansiedade; melhora da circulação sanguínea; alívio da dor e do desconforto; facilitação da recuperação respiratória; e promoção de um estado mental mais calmo e positivo.