No dia 27 de agosto de 1962 foi sancionada a Lei nº 4.119, que dispõe sobre a profissão e os cursos de Psicologia. Embora a regulamentação, da mesma foi promulgada somente em 21 de janeiro de 1964.  

Que bom que existe um dia para comemorar a regulamentação desta profissão e para lembrar da importância deste profissional para a manutenção da saúde mental qualquer pessoa que se encontre com dificuldades psíquicas e queira melhorar sua qualidade de vida.

Mas não quero aqui resumir tanto o papel do psicólogo nessas poucas linhas, dada a importância deste profissional quando olhamos os números de afastamentos do trabalho por doenças de cunho emocional.

Na história

Muito antes de 1962, quando a profissão foi regulamentada, a história da humanidade já trazia a grande riqueza em estudos e curiosidades sobre a mente humana, antes mesmo de René Descartes publicar seu trabalho : As paixões da alma, em 1649,  e afirmar que corpo e alma são entidades distintas ( só este assunto poderia nos render muitas laudas…) ,lá no século IV a.C, o filósofo grego Platão já falava dessa separação e para apimentar mais no mesmo século IV a.C o filósofo Aristóteles dizia que a alma e corpo são inseparáveis, para ele a alma pertence ao corpo.

E assim como todas as ciências a psicologia tem sua evolução a partir de estudos filosóficos. E de lá para cá temos muitos e muitos estudiosos, filósofos, médicos, cientistas, que vêem contribuindo para a melhoria desta ciência.

E como ciência nasce de perguntas e respostas divergentes, a psicologia tem muitas abordagens , cada uma com sua visão de mundo e constituída pelas características de seu momento histórico.

Psicologia = ciência da alma / psiquê.

Da teoria a atuação e além disso…

O psicólogo, em sua formação, terá acesso as teorias desta ciência e contato com as algumas abordagens ele poderá escolher, mais adiante, qual a abordagem que irá seguir, em que seu trabalho será baseado. Desta forma o autoconhecimento já começa a ser solicitado, uma vez que para escolher bem é melhor se conhecer.

Sendo um profissional liberal, cabe ao psicólogo se inscrever no conselho de sua classe e seguir com conduta profissional e ética, arcando com os encargos, taxas e impostos de sua competência.

Embora nesta profissão há muitas áreas para se trabalhar, a área mais lembrada, quando se fala sobre psicologia, é a área clínica e é a essa que dedico a escrever mais algumas linhas.

O psicólogo clínico

É aqui, na clínica, na sala, que ele trabalha, oferecendo um campo terapêutico sigiloso em que o paciente poderá se expressar e colocar seus conteúdos conscientes e inconscientes, na busca de uma melhora em sua saúde mental.

Interessante que nestas poucas linhas fica subentendido o quanto pesa a importância e responsabilidade deste profissional. Que trata daquilo que não pode ser visto ou tocado, trata da mente, do subjetivo, da dor, e sentimentos contidos, emoções reprimidas – independente de sua abordagem.

Sendo de tamanha importância, sempre me pego indagando sobre as condições de trabalho da maioria de meus colegas de profissão, uma vez que a saúde mental não é reconhecida como elemento prioritário, nem pelo estado e nem pela grande maioria da população, levando a atuação do psicólogo clínico a para o lado das profissões não valorizadas.

A equação acima não fecha. Então como nós, os profissionais clínicos, podemos nos realizar na profissão?

E quando falo em realização não falo da posição romântica, mas da posição de quem olha a teoria da pirâmide das necessidades que foi elaborada pelo psicólogo norte-americano Abraham Maslow. A pirâmide de Maslow nos trás objetivamente o caminho que temos que percorrer para a autorrealização e na base desta pirâmide estão as necessidades fisiológicas, de segurança e estabilidade, amor e pertencimento, autoestima.

Eu não tenho certeza da resposta para a pergunta que fiz acima, de como nós psicólogos podemos nos realizar na profissão mas tenho convicção que se não tivermos a maior parte de nossas necessidades desta base sendo satisfeitas ficaremos em débito com a boa atuação.

Passos firmes no caminho, meus colegas! Consciência e boa saúde mental.

E MAIS…

Todo homem deve ser o que pode ser

Independente dos desafios nós devemos ficar atentos ao cuidar do outro e para tanto nos despir da onipotência e tratarmos de nossas necessidades e saúde mental enquanto nos aprimoramos reconhecendo que sem a nossa saúde mental minimamente preservada não temos como contribuir para a população de nosso país e servir bem com o papel que escolhemos ter, assim como Maslow disse: “Todo homem deve ser o que pode ser”. Então eu desejo hoje, no dia do psicólogo, que você, colega de profissão, possa trilhar seu caminho, de forma leve e consciente rumo ao topo da pirâmide de Maslow, onde se encontram:  o conhecer e compreender, a ordem e estética, a autorrealização e a autotranscedência.