Por muito tempo, a dependência química foi compreendida como uma característica ligada ao caráter da pessoa, que era vista como de má índole, agressiva, violenta, mentirosa, preguiçosa e com comportamentos desajustados e inadequados. Contudo, a partir de estudos e experiências ao longo do tempo, passou a ser considerada uma doença tratada no âmbito da medicina.

Por fim, com a evolução das ciências no século 20, inclusive da psicologia e das ciências sociais, a etiologia da doença passou a ser considerada multifatorial. Ou seja, diversos fatores podem desencadear o transtorno, incluindo a quantidade e a frequência do uso da substância, a condição de saúde do indivíduo, a predisposição genética, assim como outras questões biológicas, psicológicas e ambientais. Em função disso, o tratamento da dependência química necessita de um planejamento adequado a cada paciente, considerada a sua individualidade, a fim de se obter melhores resultados.

O que você precisa saber

As terapias cognitivo-comportamentais têm sido referenciadas como abordagens eficazes para o tratamento desse tipo de transtorno psiquiátrico. No decorrer do livro ‘O que você precisa saber sobre dependência química e tem medo de perguntar’, de autoria da psicóloga Clarice Móttola de Oliveira Oppermann e publicado pela Sinopsys Editora, são apresentadas algumas das principais estratégias e técnicas utilizadas durante o tratamento psicoterápico.

Entre outras questões importantes que envolvem o tratamento da dependência química, a obra aborda os tipos de substâncias psicoativas que existem e quais são os seus efeitos agudos e crônicos, os sintomas de abstinência, as intervenções farmacológicas e psicoterápicas, a importância da rede familiar para a efetividade do tratamento, qual é o suporte oferecido pelos grupos terapêuticos, como se configura o trabalho nas clínicas de internação e comunidades terapêuticas.

Público-alvo

Uso clínico e familiar com adolescentes e adultos que têm dependência química para auxiliar no tratamento psicoterápico e na psicoeducação sobre a condição.

Diferenciais da obra

Faz parte da coleção ‘O que você precisa saber e tem medo de perguntar’, que visa esclarecer aspectos relacionados a transtornos mentais para não especialistas. Caracteriza-se por sua linguagem clara, objetiva e acessível a todos que tenham interesse em entender um pouco mais sobre dependência química. Um de seus principais diferenciais é a sua construção, com perguntas e respostas mais frequentes entre a população.

Sobre a autora

Clarice Móttola de Oliveira Oppermann é psicóloga clínica, sócia-diretora e supervisora do Núcleo de Terapia Cognitivo-comportamental Modus Cognitivo, em Porto Alegre/RS. Professora do curso de Formação em Terapia do Esquema da Wainer Psicologia Cognitiva. Professora do Programa de Ensino e Pesquisa em Transtornos de Humor do Hospital Psiquiátrico São Pedro. Professora de terapia cognitiva para os transtornos por uso de substâncias no curso de especialização em psiquiatria do Centro de Estudos José Barros Falcão. Professora convidada em cursos de pós-graduação em terapia cognitivo-comportamental e terapia do esquema em vários estados brasileiros. Coordenadora de grupos terapêuticos para o tratamento da dependência química e obesidade. Especialista em terapia cognitivo-comportamental pelo Instituto WP. Possui formação em terapia do esquema pela Wainer Psicologia Cognitiva. Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras drogas (ABEAD), gestão 2019-2021. Presidente da Associação de Terapias Cognitivas do Rio Grande do Sul (ATC-RS), gestão 2022-2025.

Ficha técnica

Título: O que você precisa saber sobre dependência química e tem medo de perguntar

Autora: Clarice Móttola de Oliveira Oppermann

Editora: Sinopsys

Páginas: 64