A terapia cognitiva processual (TCP) é um novo modelo de terapia cognitivo-comportamental (TCC) que organiza passo a passo técnicas cognitivas e comportamentais típicas, facilitando sua compreensão para o novo terapeuta e seus pacientes, simplificando sua implementação e preservando sua flexibilidade e eficácia comprovada. Dividido em duas partes, teórica e prática, este livro explora os princípios da TCP, explica as técnicas desenvolvidas ao longo de sua implementação para mudar as cognições disfuncionais e atua como um guia conciso de suas características distintivas.

Direcionado a psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, psicoterapeutas e outros profissionais atuantes na área da saúde mental, este livro faz parte da série Características Distintivas, que convida os mais importantes clínicos e teóricos das principais terapias entre as terapias cognitivo-comportamentais a destacarem as características fundamentais das abordagens que utilizam.

Sobre o autor

Irismar Reis de Oliveira, MD, PhD, é professor de psiquiatria do Departamento de Neurociências e Saúde Mental da Universidade Federal da Bahia. É o criador da terapia cognitiva processual e treinou terapeutas no Brasil e em outros países nesse modelo. Atende em seu consultório particular e publicou diversos artigos e livros. Foi editor de Standard and Innovative Strategies in Cognitive Behavior Therapy, coeditor de Integrando psicoterapia e psicofarmacologia: manual para clínicos e escreveu Terapia cognitiva processual: manual para clínicos.

Ficha técnica

Título: Terapia cognitiva processual

Autor: Irismar Reis de Oliveira

Editora: Sinopsys

Páginas: 160