Carol Tilkian, psicanalista, sugere que a chave para resolver esses problemas de saúde causados por aplicativos de relacionamento é escolher aqueles que sejam mais adequados e seguros
Recentemente, uma matéria do O Globo revelou que aplicativos de relacionamento estão se tornando um tema frequente nos consultórios de psicologia e psiquiatria.
Isso porque muitas pessoas acabam usando apps genéricos, que não têm um foco mais humano, considerando que, se você não tem o visual adequado, não consegue nenhum match, além da questão de ser um local onde pessoas com mais de 40 anos têm pouquíssima chance de sucesso.
Caio Bittencourt, especialista em relacionamentos, explica: “É comum ver pessoas enfrentando ansiedade, problemas de autoestima e insegurança por causa dos ‘matches’, ou da falta deles. A verdade é que, ao buscar isso em um ambiente propício para você ter sucesso, faz toda a diferença”, afirmou.
A falta de segurança
Segundo o artigo do O Globo, especialistas afirmam que se tornou comum lidar com pessoas que desistem não apenas dos aplicativos, mas do amor em si. Os motivos incluem desde ser ignorado por quem estão interessados até o ghosting, quando alguém some sem explicação após alguns encontros. Além disso, há casos de pessoas que se tornam persistentes após uma rejeição ou enviam fotos sensuais sem serem solicitadas.
Vale lembrar que esses comportamentos são típicos de pessoas imaturas, especialmente homens que não sabem como tratar uma mulher adequadamente.
É por isso que depois dessas decepções, elas passam a valorizar estar com alguém mais maduro, que possa ser um bom mentor e, mais importante ainda, um provedor na relação.
Ainda no artigo, Carmita Abdo, psiquiatra e sexóloga da USP, menciona que os aplicativos às vezes mostram o pior das pessoas. Nisso podemos concordar, já que esses apps de relacionamento tradicionais são conhecidos justamente pela falta de segurança e credibilidade com os usuários.
Qualidade do estilo
Carol Tilkian, psicanalista e professora da Casa do Saber, sugere que a chave para resolver esses problemas de saúde causados por aplicativos de relacionamento é escolher aqueles que sejam mais adequados e seguros, principalmente o que seja pioneiro no mercado.
O especialista em relacionamentos termina dizendo que um dos motivos para a pouquíssima credibilidade dos apps tradicionais é exatamente a falta de comunicação.