Depois de realizar uma série de estudos em que as pessoas foram solicitadas a avaliar o comportamento eticamente questionável de pessoas próximas e estranhas, a Forbes apontou os seguintes resultados:

  • Os entrevistados reagiram de forma mais branda para fechar os outros, relatando menos raiva e desgosto em relação a eles, classificando-os como menos antiéticos e relatando menos desejo de puni-los ou criticá-los em comparação com estranhos.
  • Os entrevistados também relataram apenas um impacto mínimo em seu relacionamento com outras pessoas.
  • Os entrevistados também exibiram respostas mais duras em relação a si mesmos, como maior constrangimento, vergonha e culpa e, às vezes, classificações ainda mais baixas de sua própria moralidade quando outros próximos, em comparação com estranhos, transgrediram.

Fardo do mau comportamento

De acordo com os pesquisadores, ao proteger os outros próximos, as pessoas parecem carregar parte do fardo de seu mau comportamento. De acordo com a Forbes, uma razão pela qual podemos ser indulgentes é que a leniência nos permite manter nossos relacionamentos da maneira mais simples possível.

Senso de identidade

Apesar de responderem com mais clemência a outras pessoas próximas que transgridem, as pessoas se sentiram piores quando as pessoas que amam se comportaram mal. De acordo com as evidências, a conexão com o agressor, por meio de um vínculo próximo, pode aumentar a sensação de que o mau comportamento de alguém próximo reflete de alguma forma em você, provavelmente por conta do senso de identidade compartilhado.