A taxa de suicídio nos EUA tem aumentado constantemente nas últimas 2 décadas. Só em 2018, mais de 48.000 americanos morreram por suicídio.

Estudos realizados pela instituição ajudaram a identificar práticas que são eficazes na redução do suicídio, entre elas a implementação de triagem universal de risco de suicídio em ambientes de atendimento de emergência e a integração da análise de previsão de risco em registros eletrônicos de saúde, além de criação de planos de segurança e o contato contínuo (por meio de cartões postais ou telefonemas) têm demonstrado ajudar a prevenir tentativas de suicídio.

O NIMH também busca a implementação destas práticas em grande escala em ambientes de saúde, pois estudos têm mostrado que a maioria das pessoas que morrem por suicídio visitou um provedor de saúde no ano anterior à sua morte. Os ambientes de saúde, portanto, são locais-chave onde as práticas de detecção, triagem e intervenção de risco baseadas em evidências podem alcançar aqueles que mais precisam de ajuda.