Nós, como coletividade, passamos por esse ano sem os rituais que demarcam o tempo, tanto os litúrgicos (cerimônias e sacramentos) como os profanos (páscoa, festa junina e aniversários). Quando somos privados desses ritos ficamos com a noção de tempo desorganizada, com a sensação do tempo ter parado ou passado rápido demais.

Nesta live abordaremos como os ritos nos ajudam a vivenciar a experiência do tempo, como eles se repetem para que possamos nos recordar do que é fundamental. Os ritos são o próprio tempo encarnado, trazem uma atualização dos ritmos que nos confortam e estruturam. O eterno abraça o agora, contempla os ancestrais, os já idos e os vivos, e os herdeiros que são as gerações futuras.

Celebrar o tempo vivo dos afetos é honrar a existência, afinar o compromisso com a ética e lembrar a finitude e a eternidade que coexistem em cada um de nós.

A live será ministrada pela psicóloga Fátima Aparecida Gomes Martucelli, Gestalt-Terapeuta, mestre em Psicologia Clínica pela PUCSP. Formação em Cinesiologia, Filosofia Taoísta, Psicologia Transpessoal e focalizadora de danças circulares. É coordenadora do setor de Cursos Diversos e de atividades do NAS no Instituto Sedes Sapientiae e professora de pós graduação na UNICSUL (Universidade São Caetano do Sul) e Centro Peruano de Constelaciones Familiares.