Muitas crianças podem crescer aprendendo que sentir tristeza é algo ruim ou sinônimo de fraqueza. Em sessões psicoterapêuticas, é comum pacientes adultos falarem que não tiveram a oportunidade de aprender na infância sobre suas emoções e a validá-las. Em muitos casos, são ensinados desde cedo a engolirem o choro e a não terem o direito de se sentirem tristes quando algo os afeta.
Este livro é, portanto, um recurso preventivo. De forma lúdica, incentiva o diálogo e a identificação de crenças distorcidas que os pequenos podem ter sobre sentir tristeza e, a partir dela, acolherem e lidarem também com outras emoções desconfortáveis.
Para uso clínico e familiar com crianças a partir dos 4 anos, a obra mostra que todas as emoções, mesmo as desagradáveis, têm uma função importante e que é preciso acolhê-las, validá-las e se relacionar com elas de forma saudável e assertiva.
Sobre as autoras
Thaís Maryane Rodrigues de Oliveira. Psicóloga clínica. Especialista em terapia cognitivo-comportamental (TCC) pelo Núcleo de Estudos em Psicologia (NEPSI). Formação em terapia comportamental dialética (DBT) e em psicopatologia pelo Instituto Landeiro, em psicopatologia infantil pela Lúdica, em orientação de pais e em TCC da infância e adolescência pelo Instituto de Neuropsicologia e Psicologia Infantil (INPI).
Ana Carla Gameleira. Psicóloga clínica. Psicoterapeuta cognitivo-comportamental pelo Beck Institute, Estados Unidos. Terapeuta do esquema pelo Instituto de Educação e Reabilitação Emocional (Insere). Especialista em terapia cognitivo-comportamental (TCC) da infância e adolescência pelo Instituto de Terapia Cognitivo-comportamental (InTCC). Possui formação em TCC pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL) e em terapia do esquema para crianças e adolescentes (TE-CA) pelo Institut für Schematherapie in Köln (IST-K), Alemanha. Educadora parental em disciplina positiva pela Positive Discipline Association (PDA), Estados Unidos. Idealizadora do projeto Psicologia em Destaque.
Ficha técnica
Título: O menino que brigou com a tristeza
Autoras: Thaís Maryane Rodrigues de Oliveira e Ana Carla Gameleira
Editora: Sinopsys
Páginas: 32